Formação de professores nas Ciências Humanas e Sociais: sujeitos e processos formativos para a Educação do Campo
DOI :
https://doi.org/10.48075/rtm.v11i21.18115Mots-clés :
Ciências Humanas. Ciências Sociais. Formação de Professores. Educação de qualidade.Résumé
O presente artigo tem como objetivo principal proporcionar reflexões acerca da contribuição dos professores das Ciências Humanas e Sociais para a educação do campo. Portanto, em um primeiro momento, viso discutir como os grupos sociais do campo, em especial o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) se organizaram e compreenderam que a luta pela terra necessita ser conjunta à luta pela educação. Deste modo, compreendo que a formação de professores para atuar juntamente com os movimentos sociais discutindo a importância do ensino e pesquisa serem atrelados tornou-se objetivo primordial neste trabalho. Como metodologia, propus discutir Florestan Fernandes e Paulo Freire como exemplos de professores pesquisadores que estiveram em constante luta por uma educação gratuita e de qualidade. No atual contexto em que a educação caminha cada vez mais para se tornar mercadoria, é necessário que as Ciências das Humanidades ocupem o espaço que as cabe de dizer não à privatização e a questionar os programas elaborados pelo governo e o tipo de educação que querem propor para lidarmos em sala de aula. Sendo assim elementos como a subjetividade e a objetividade na construção do ensino e da pesquisa se fazem significativos para pensarmos a formação de professores engajados e que lutem pela emancipação do homem.
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