A IMPORTÂNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE: EM LÍNGUA PORTUGUESA NO IFPR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtm.v15i26.26187
Agências de fomento

Palavras-chave:

PIBID, Formação de professores, Práticas docentes.

Resumo

O presente trabalho consiste em um relato de experiência que visa refletir acerca da contribuição do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na formação inicial de professores, sendo uma iniciativa que proporciona um contato com a sala de aula e com o contexto escolar de forma prática. Diferentemente dos estágios curriculares, priorizados nas etapas finais dos cursos, a partir do PIBID, o futuro professor pode associar os estudos teórico-acadêmicos à realidade nas escolas públicas brasileiras de educação básica, colaborando com uma visão integral da docência e com a observação e o desenvolvimento de habilidades relacionadas ao ensino e à aprendizagem. Em vista disso, destacamos o PIBID de Língua Portuguesa, ocorrido no Instituto Federal do Paraná (IFPR) em 2018 e 2019, como uma ferramenta fundamental de aprendizado e imersão na realidade escolar brasileira. Neste sentido, serão apresentadas as atividades realizadas durante a vigência do programa, dentre elas a aplicação de Sequências Didáticas para o ensino de Gêneros Textuais Orais e Escritos, a discussão de métodos para a correção de produções textuais e a aplicação de Oficinas Literárias para vestibulandos. A apreciação das atividades tem como foco dimensionar o papel exercido pela experiência vivenciada no PIBID na construção da identidade do professor em formação, evidenciando, portanto, a importância da manutenção de programas que contribuam para a formação de licenciandos, ainda nos anos iniciais, que fundamentem, norteiem e instrumentalizem as práticas docentes.

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Publicado

14-02-2022

Como Citar

MOSCARDINI, K. A. A.; BAPTISTA, A. L. S. A IMPORTÂNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE: EM LÍNGUA PORTUGUESA NO IFPR. Temas & Matizes, [S. l.], v. 15, n. 26, p. 315–327, 2022. DOI: 10.48075/rtm.v15i26.26187. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/26187. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊS:Experiências e desafios do Pibid e do Programa de Residência Pedagógica na formação de professores