Análise das experiências relatadas por licenciandos em Química sobre o Programa de Residência Pedagógica

Autores

  • Enio de Lorena Stanzani Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza (PPGEN) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná https://orcid.org/0000-0002-1787-0534
  • Angélica Cristina Rivelini Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza (PPGEN) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná https://orcid.org/0000-0003-1050-8003
  • José Bento Suart Júnior Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza (PPGEN) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná https://orcid.org/0000-0003-1162-1032

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtm.v15i26.26400
Agências de fomento
CAPES

Palavras-chave:

Formação Inicial de Professores. Política Nacional de Formação de Professores. Prática Profissional.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo relatar as experiências e vivências consolidadas durante o desenvolvimento das atividades do primeiro edital (2018-2020) do Programa de Residência Pedagógica (PRP) no subprojeto do curso de Licenciatura em Química da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Câmpus Apucarana com base nas reflexões dos residentes. Nesse contexto, os relatórios finais dos 24 licenciandos/bolsistas foram analisados e interpretados a fim de possibilitar a construção de nossas reflexões, as quais se fundamentaram em três categorias assumidas a priori: (1) contribuições para a formação profissional; (2) dificuldades no desenvolvimento da prática; e (3) melhorias na formação do professor. Como resultado, os residentes destacam a importância das atividades do PRP enquanto ambiente de prática, possibilitando a reflexão sobre as teorias e metodologias de ensino aplicadas às situações reais de sala de aula, assim como dos momentos de socialização e de troca de experiências. Eles enfatizam, porém, que dificuldades relacionadas ao tempo destinado às regências e à sua própria inexperiência na organização dos elementos da docência devem permitir um repensar das ações formativas propostas no PRP.

Biografia do Autor

Enio de Lorena Stanzani, Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza (PPGEN) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutor em Educação para a Ciência (2018) pela Unesp/Bauru-SP, Mestre em Ensino de Ciências (2012) pela Universidade Estadual de Londrina (UEL-PR) e Graduado em Química com habilitação em Licenciatura (2010) pela mesma instituição. Atualmente é professor adjunto do curso de Licenciatura em Química - Área Educação Química - da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Câmpus Apucarana e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza (UTFPR), desenvolvendo pesquisas acerca da temática Formação Inicial de Professores de Química e Saberes Docentes. É coordenador dos programas de formação docente: Residência Pedagógica e Pibid. Participa dos grupos de pesquisa: LIDTEQ (Laboratório de Inovação Didática e Tecnológica no Ensino de Química - UTFPR-Ap), EDUCIM (Educação em Ciências e Matemática - UEL) e LEPEQ (Laboratório de Ensino e Pesquisa em Educação Química - UEL)

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Publicado

14-02-2022

Como Citar

DE LORENA STANZANI, E.; RIVELINI, A. C.; SUART JÚNIOR, J. B. Análise das experiências relatadas por licenciandos em Química sobre o Programa de Residência Pedagógica. Temas & Matizes, [S. l.], v. 15, n. 26, p. 138–161, 2022. DOI: 10.48075/rtm.v15i26.26400. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/26400. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊS:Experiências e desafios do Pibid e do Programa de Residência Pedagógica na formação de professores