DA LITERATURA INFANTIL PARA O ENSINO DAS CIÊNCIAS NATURAIS: PLANOS DE UNIDADES DIDÁTICAS

Ana Maria Esteves Bortolanza, THIAGO Guimarães da Silva

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar três planos de unidades didáticas de ensino de Ciências Naturais para o 5º ano do ensino fundamental, partindo de textos literários de um acervo do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) – Literatura fora da Caixa (2014). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que explora o texto literário Rindo Escondido de João Proteti para o ensino dos conceitos científicos. A fundamentação teórica, na perspectiva histórico-cultural, baseia-se no papel das relações entre a linguagem e o pensamento, com foco nos processos de formação dos conceitos científicos e no papel do professor de ciências como organizador do trabalho educativo, de acordo com a Escola de Vigotsky. Os dados analisados evidenciam que a organização de planos de unidades didáticas, que partem de textos literários, pode contribuir para a formação de conceitos científicos no ensino de Ciências Naturais, ao possibilitar que os alunos identifiquem no texto literário os conceitos espontâneos já construídos no cotidiano possam fazer as generalizações necessárias para formarem os conceitos científicos.

Palavras-chave

Ensino de Ciências. Literatura Infantil. Conceitos espontâneos e científicos

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