DA LITERATURA INFANTIL PARA O ENSINO DAS CIÊNCIAS NATURAIS: PLANOS DE UNIDADES DIDÁTICAS
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v13i30.18913Parole chiave:
Ensino de Ciências. Literatura Infantil. Conceitos espontâneos e científicosAbstract
Este artigo tem como objetivo apresentar três planos de unidades didáticas de ensino de Ciências Naturais para o 5º ano do ensino fundamental, partindo de textos literários de um acervo do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) – Literatura fora da Caixa (2014). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que explora o texto literário Rindo Escondido de João Proteti para o ensino dos conceitos científicos. A fundamentação teórica, na perspectiva histórico-cultural, baseia-se no papel das relações entre a linguagem e o pensamento, com foco nos processos de formação dos conceitos científicos e no papel do professor de ciências como organizador do trabalho educativo, de acordo com a Escola de Vigotsky. Os dados analisados evidenciam que a organização de planos de unidades didáticas, que partem de textos literários, pode contribuir para a formação de conceitos científicos no ensino de Ciências Naturais, ao possibilitar que os alunos identifiquem no texto literário os conceitos espontâneos já construídos no cotidiano possam fazer as generalizações necessárias para formarem os conceitos científicos.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.