UMA EXPERIÊNCIA DURANTE A ORIENTAÇÃO DA PRODUÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA NO PDE NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA FORMAÇÃO CONTINUADA

Jonathas de Paula Chaguri

Resumo


Este texto objetiva apresentar uma experiência durante a orientação da Produção Didático-Pedagógica no Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), ao utilizar os gêneros discursivos como intervenção-pedagógica na área do ensino de língua portuguesa, realizado na Universidade Estadual XXXXX – SIGLA, campus de Nome da Cidade, do Colegiado do Curso de Letras (Português/Inglês), entre 2012-2015. Os resultados demonstraram que o ensino de língua portuguesa baseado no uso de um gênero discursivo por meio da elaboração e aplicação de uma SD no PDE, viabiliza para a prática do professor-PDE, a clareza do conhecimento de características específicas dos diferentes gêneros para o desenvolvimento da competência comunicativa de seus interlocutores. Com isso, mostrou-se a diferença entre o velho ensino (redação) e o novo ensino (produção textual) como prática social.

 


Palavras-chave


PDE; Gênero Discursivo; Língua Portuguesa.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.17648/educare.v15i33.22385

Direitos autorais 2020 Educere et Educare

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

______________________________________________________________

Revista Educere et Educare

e-ISSN 1981-4712 — ISSN 1809-5208
Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Campus de Cascavel
Programa de Pós-Graduação em Educação

Rua Universitária, 2069 - Jardim Universitário
Cascavel – Paraná - CEP: 85819-110
E-mail: educereeteducare@gmail.com