APRENDENDO E DESAPRENDENDO COM NOSSOS TRAJETOS DE PESQUISADORAS E ORIENTADORAS

Autores

  • Lúcia Maria Vaz Peres
  • Valeska Maria Fortes de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v9i17.8908

Resumo

Este texto foi composto a quatro mãos, e por muitos pensamentos e afetos de duas pesquisadoras e orientadoras que vêm, de longa data (tempo chronoskairós) mergulhadas no campo teórico-metodológico do imaginário. Ambas dedicadas aos estudos do imaginário; transitando, contudo, em vertentes diferentes: uma, na vertente social-histórica (Cornelius Castoriadis), a outra, na psicoantropológica (Gilbert Durand). O texto se propõe provocar sentidos diversos através das inscrições produzidas em nossas memórias, advindas de experiências (auto) formadoras na escuta e no olhar do simbólico para a educação, em especial, na formação de professores. Pensar as significações imaginárias é sempre uma aproximação daquilo que é possível perceber registrado no campo social e nas matrizes que constituem o homos simbolicus (CASSIRER, 1994). Nosso desafio, neste exercício de escrita conjunta, é partilhar muitas das discussões e debates que temos feito com nossos grupos coirmãos (GEPIEM e GEPEIS), compartilhando trabalhos de orientação e avaliação de produções acadêmicas no âmbito da Pós-graduação em Educação. Numa palavra, queremos propor uma aproximação entre essas duas vertentes de estudos, em que o imaginário é concebido como inseparável de obras psíquicas ou materializadas, permitindo que a consciência construa o sentido de sua vida e de suas ações. (WUNENBURGER; ARAÚJO, 2006).

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Publicado

11-11-2013

Como Citar

VAZ PERES, L. M.; FORTES DE OLIVEIRA, V. M. APRENDENDO E DESAPRENDENDO COM NOSSOS TRAJETOS DE PESQUISADORAS E ORIENTADORAS. Educere et Educare, [S. l.], v. 9, n. 17, p. 195–203, 2013. DOI: 10.17648/educare.v9i17.8908. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/8908. Acesso em: 19 abr. 2024.