CECÍLIA MEIRELES E A IMAGINAÇÃO DA INFÂNCIA

Autores

  • Ana Carolina Fernandes Caldari
  • Ivone Oliveira Tavernard - Universidade Metodista de Piracicaba

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v8i16.8909

Resumo

Este artigo apresenta algumas crônicas de educação, de Cecília Meireles, trazendo à tona a reflexão sobre a responsabilidade que os adultos devem ter perante a construção da imaginação da criança. A autora descreve a imaginação da infância pelo viés da própria criança, dentro de seu universo particular: família, escola, infância e educação. Encontramos em suas crônicas uma postura critica para narrar as relações humanas vivenciadas pelas crianças, no seu cotidiano, constituindo-se prática educativa de Meireles. As experiências e vivências da poetisa, em relação à imaginação da infância, foram permeadas por estes elementos: o estético, que a impregnou de sensibilidade; o ético, que fundamentou sua luta em prol dos direitos da criança; o poético, que a levou a viver plenamente sua vida.

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Publicado

03-11-2013

Como Citar

CALDARI, A. C. F.; TAVERNARD - UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA, I. O. CECÍLIA MEIRELES E A IMAGINAÇÃO DA INFÂNCIA. Educere et Educare, [S. l.], v. 8, n. 16, p. 403–412, 2013. DOI: 10.17648/educare.v8i16.8909. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/8909. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Núcleo Temático: Imaginário e Educação