Formação contínua de professores: uma análise com base em artigos, dissertações e teses

Autores

  • Isabel do Socorro Lobato Beltrão Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
  • Maria Clara da Silva Forsberg Universidade do Estado do Amazonas
  • Evandro Ghedin Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Josefina Barrera Kalhil Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

DOI:

https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2018.v.2.n.2.19631
Agências de fomento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM)

Palavras-chave:

Formação contínua, Formação de professores, Professor de matemática.

Resumo

Resumo: O trabalho apresenta resultados de um estudo que analisou a produção acadêmica sobre formação contínua de professores, com base na análise de dissertações e teses defendidas em Programas de Pós-Graduação vinculados às áreas de Educação e Ensino e de artigos publicados em periódicos nessas áreas. No foco do estudo, estiveram presentes a frequência da pesquisa, os programas de pós-graduação, as áreas de origem, níveis de ensino e sujeitos envolvidos. O objetivo do estudo foi analisar características da pesquisa sobre a formação contínua do professor que atua nos cursos de licenciatura em matemática. A partir do agrupamento dos trabalhos em duas categorias, pesquisa sobre formação contínua de professores e sobre formação do professor formador de professores de Matemática, foi possível inferir que, a formação contínua do professor, em particular a formação do professor que atua nos cursos de licenciatura em matemática ainda é um campo marcado por escassez de pesquisas.

Palavras-chave: Formação contínua; Formação de professores; Professor de matemática.

 

Continuous training of teachers: on based the analysis of articles, dissertations and theses

Abstract: The paper presents results of study that analyzed the academic production on continuous training of teachers, based on the analysis of dissertations and theses defended in Graduate Programs linked to areas of education and teaching, and articles published in journals in these areas. The focus of the study were the frequency of the research, post graduate programs, areas of origin, education levels and the subjects involved. The aim of this study was to analyze the characteristics of research on the continuous training of teacher’s that acts in the courses of Bachelor's degree in mathematics. From the grouping of jobs into two categories, research on continuous teacher training and on training the trainer professor of mathematics teachers, it was possible to infer on the continuous training of teachers, in particular the formation of the teacher who acts the degree in mathematics courses is still a field marked by lack of research.

Keywords: Continuous formation; Training of teachers; Mathematics teacher.

 

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Biografia do Autor

Isabel do Socorro Lobato Beltrão, Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

Mestra em Educação em Ensino de Ciências na Amazônia pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Doutoranda da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC), Polo UEA. Professora da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) 

Maria Clara da Silva Forsberg, Universidade do Estado do Amazonas

Doutora em Ciências Ambientais - Indiana University. Professora da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), e do Doutorado em Rede em Educação em Ciências e Matemática (REAMEC), Polo Acadêmico UEA. Manaus, AM, Brasil

Evandro Ghedin, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), pós-doutorado pela USP. Professor da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e do Doutorado em Rede em Educação em Ciências e Matemática (REAMEC), Polo UEA. Manaus, AM, Brasil.

Josefina Barrera Kalhil, Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

Doutora em Ciências Pedagógicas pela Universidade da Havana. Coordenadora do Doutorado em Rede em Educação em Ciências e Matemática (REAMEC), Polo UEA. Manaus, AM, Brasil.

 

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Publicado

31-08-2018

Como Citar

BELTRÃO, I. do S. L.; FORSBERG, M. C. da S.; GHEDIN, E.; KALHIL, J. B. Formação contínua de professores: uma análise com base em artigos, dissertações e teses. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 264–285, 2018. DOI: 10.33238/ReBECEM.2018.v.2.n.2.19631. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/19631. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Pesquisa