- Foco e Escopo
- Políticas de Seção
- Processo de Avaliação pelos Pares
- Periodicidade
- Política de Acesso Livre
- Periodicidade
- Indexadores
Foco e Escopo
A Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática é promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática, mestrado e doutorado, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).
A Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática está dirigida prioritariamente à área de Ensino e tem por objetivo publicar artigos embasados em pesquisas em Educação em Ciências e/ou Matemática ou, que indiquem implicações para a área.
O público alvo são pesquisadores na área de Educação em Ciências, Educação Matemática, Educação e áreas afins.
A missão da Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática é divulgar a investigação em Educação em Ciências e/ou Matemática efetuada nas áreas do Ensino e da Educação, esclarecendo a própria pesquisa em Educação em Ciências e/ou Matemática, modalidades e suportes teóricos, práticos, epistemológicos e filosóficos.
A Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática é um espaço no qual são veiculados pesquisas, estudos e relatos que versam a respeito da Educação em Ciências e/ou Matemática efetuada nas áreas do Ensino e/ou Educação, segundo modalidades diversas dessas abordagens, acolhendo os mais diversos modos de produção da pesquisa, a pluralidade metodológica e a epistemológica dessas áreas.
Estudos são entendidos como ensaios ou textos que abordam assuntos de maneira descritiva e analítica, levantando polêmicas, questionando, interrogando o existente e apresentando discussões que iluminam os caminhos e contribuam com a compreensão do que está sendo enfocado.
Pesquisa é entendida como investigação de um tema posto em destaque e que contemple, no texto escrito, os embasamentos dos procedimentos da pesquisa, a metodologia, a investigação efetuada, os resultados obtidos ou esclarecimentos do interrogado.
Relatos são textos consistentes, embasados em pesquisa ou estudo, porém, focando as práticas desenvolvidas pelos proponentes.
Estudos
Ensaios ou estudos sobre a Educação em Ciências e/ou Matemática, modalidades e suportes técnico-científico-epistemológico.
Pesquisa
Artigos de pesquisa resultantes de trabalho de campo a respeito da Educação em Ciências e/ou Educação Matemática.
Relato de Experiência
Relatos de experiência de Educação em Ciências e/ou Matemática.
Processo de Avaliação pelos Pares
O Conselho Editorial da Revista tem por norma submeter cada proposta de publicação recebida à revisão de consultores científicos, tendo como objetivo principal verificar se a matéria é relevante para justificar sua publicação, bem como. verificar se está apresentada de forma conveniente, sobretudo no que se refere à avaliação científica e técnica do texto.
Os manuscritos submetidos à REBECEM são recebidos exclusivamente por meio do sistema eletrônico da revista, que gerencia todo o fluxo editorial. Após a verificação inicial de adequação às normas e ao escopo da publicação, os trabalhos são encaminhados para avaliação por meio do processo de revisão por pares duplo-cega, garantindo o anonimato tanto dos autores quanto dos avaliadores.
Cada artigo é avaliado, no mínimo, por dois pareceristas ad hoc com reconhecida competência na área temática do manuscrito. Em caso de pareceres divergentes, o texto é submetido a um terceiro avaliador. As decisões editoriais (aceite, revisão ou rejeição) são baseadas nos pareceres recebidos e na análise do Comitê Editorial.
A revista aceita, eventualmente, artigos decorrentes de trabalhos apresentados em eventos científicos, desde que passem pelo mesmo processo de avaliação por pares e apresentem contribuições inéditas e substancialmente ampliadas em relação à versão apresentada no evento.
Podem ser publicados artigos de autores convidados, sempre mediante aprovação do Conselho Editorial e, quando pertinente, também submetidos ao processo de revisão por pares.
A REBECEM não publica traduções de artigos já divulgados em periódicos estrangeiros, priorizando a divulgação de produções originais e inéditas.
Ao examinar um texto original, o consultor deve lembrar-se que o esforço é dedicado à coletividade científica e que outros já lhe prestaram e ainda poderão prestar o mesmo tipo de avaliação. Os consultores não recebem remuneração pelo serviço prestado. Contudo, ao fazê-lo, têm a oportunidade de atualizarem-se com a bibliografia e conhecer novos métodos e conteúdos, constando essa atividade em seus currículos.
Periodicidade na Modalidade de publicação contínua.
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público para proporcionar a democratização do conhecimento.






