Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Atual
Arquivos
Anúncios
PPGECEM
Pareceristas ad hoc
Indexadores
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 9 n. 1 (2025): Edição Especial- VIII Congresso Paranaense de Educação Química (CPEQUI)
v. 9 n. 1 (2025): Edição Especial- VIII Congresso Paranaense de Educação Química (CPEQUI)
DOI:
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.v.9.n.1
Publicado:
31-03-2025
Editorial
EDITORIAL
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.1.35181
Cláudia Almeida Fioresi; Enio de Lorena Stanzani, Marcia Borin da Cunha
PDF
Pesquisa
AS REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE QUÍMICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.1.33702
Mayki Jardim Sivico, Camila de Paiva, Leonir Lorenzetti
PDF
RECEITA DE UM “ÓTIMO PROFESSOR DE QUÍMICA”: CONTRIBUIÇÕES DE PROFESSORES DE QUÍMICA EM UM CONTEXTO PARANAENSE
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.1.33766
Katiussa Michele Canola, Pedro Augusto Pereira Brito, Neide Maria Michellan Kiouranis
PDF
A PRESENÇA/AUSÊNCIA DO ESTUDO DE TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E DA ABORDAGEM CTSA EM CURSOS PÚBLICOS DE PEDAGOGIA NO PARANÁ
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.1.33871
Adriano Lopes Romero, Alex Barbosa da Silva
PDF
IMPACTOS DA PANDEMIA DA COVID-19: UM ESTUDO SOBRE A SAÚDE MENTAL DE PROFESSORES DE ALGUMAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO DO PARANÁ
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.1.33765
Bruna da Costa Buzatto, Débora Piai Cedran, Bruna Silva Pedrosa, João Luiz Zampiroli
PDF
REFERENCIAIS CURRICULARES DO ESTADO DO PARANÁ: O ENSINO DE QUÍMICA EM FOCO
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.1.33756
Anike Arnaud
PDF
A LITERATURA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA REVISÃO
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.1.33785
Daniel Luiz Paz, Claudia Almeida Fioresi
PDF
ANÁLISE DO USO DE REFERENCIAIS TEÓRICOS PARA A CONSTRUÇÃO DE JOGOS EDUCATIVOS NO ENSINO DE QUÍMICA A PARTIR DE UMA REVISÃO DE LITERATURA
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.1.33764
Geovane Felipe Padilha, Viviane Arrigo
PDF
FORMAÇÃO DE PESQUISADORES EM ENSINO DE QUÍMICA: ESTADO DO CONHECIMENTO DAS TESES DEFENDIDAS NO PARANÁ
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.1.33780
Jaime da Costa Cedran, Débora Piai Cedran, Emerson Luis Pires
PDF
QUÍMICA E ARTE: UMA REVISÃO DA LITERATURA
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.1.33782
Gustavo Cristiano Dahmer, Olga Maria Schimidt Ritter
PDF
A CIRCULAÇÃO DE DIFERENTES LINGUAGENS NARRATIVAS NO MANGÁ DR. STONE
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.1.33777
Jean Francisco Gomes , Claudia Almeida Fioresi, João Fernando Christofoletti
PDF
MENSTRUAÇÃO & CIÊNCIAS: O PODER E OS OLHARES DA RESISTÊNCIA
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.1.33773
Ana Carolina Hyrycena, Moisés Alves de Oliveira
PDF
ELABORAÇÃO DE UMA CARTILHA DE PLANTAS MEDICINAIS COM ÊNFASE NO CONHECIMENTO TRADICIONAL DE MORADORES DE SALVATERRA
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.1.33751
Arilson silva, Everton Bedin, Caroline Souza Almeida, Artur de Medeiros Queiroz, Aline Lubyi
PDF
PRESSUPOSTOS DE BAKHTIN E CÍRCULO E A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: UMA ANÁLISE EM EVENTOS DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.1.33720
Mikael Otto, Alessandro Rodrigo Zanato, Marcia Borin da Cunha
PDF
AS PAREDES FALAM: UMA ANÁLISE DO ESPAÇO FÍSICO ESCOLAR DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO I DA QUÍMICA LICENCIATURA
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.1.33743
Lucas Eduardo Silva, David Pereira Faraum Junior
PDF
HISTÓRIA DA CIÊNCIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.1.33775
Alessandra Cristina Alves dos Santos, Joivana de Fátima Rodrigues Lau, Thiago de Souza Claudino
PDF
A PRODUÇÃO DE UM DISCURSO CLIMÁTICO PEDAGÓGICO EM ARTIGO DO BLOG GATES NOTES
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.1.33757
Matheus Eduardo Domingues de Godoy, Moisés Alves de Oliveira
PDF
EXPERIÊNCIAS METACOGNITIVAS DE UM ESTUDANTE MOÇAMBICANO MOBILIZADAS POR MEIO DE QUESTIONÁRIOS EM AULAS DE QUÍMICA
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.1.33770
Stélia Mariana Alfredo Capathia Nahia, Isadora Polvani Barbosa, Fabiele Cristiane Dias Broietti
PDF
VALIDAÇÃO DO PODCAST COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO E FORMATIVO: INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA NO CONTEXTO EDUCACIONAL
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.1.33613
Artur de Medeiros Queiroz, Everton Bedin, Arilson Silva da Silva, Caroline de Souza Almeida, Aline Lubyi
PDF
Relato de Experiência
NÓS E LAÇOS: DIÁRIO FORMATIVO DE UMA LICENCIADA NO CONTEXTO DO PIBID-QUIMICA
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.1.33783
Flávia Roberta Oliveira, Leila Inês Follmann Freire, Bettina Heerdt
PDF
DESENVOLVIMENTO DE UMA UNIDADE DIDÁTICA MULTIESTRATÉGICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA: REFLEXÕES DE LICENCIANDOS NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.1.33771
Gabriel Cardoso Ribeiro, Mateus Ribeiro Castro, Thiago Teite Nagashima dos Santos, Enio de Lorena Stanzani, José Bento Suart Junior
PDF
ENSINO INVESTIGATIVO: RELATO DE UMA ATIVIDADE EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL FORMAL
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.1.33781
Sandra Kopeginski, Marcia Borin da Cunha
PDF
VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS NO PIBID-QUÍMICA: ADAPTAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE UM JOGO DIDÁTICO PARA O ENSINO DAS FUNÇÕES INORGÂNICAS
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.1.33784
Mariana de Souza Fengler, Micheli Alves Marth, Juliane Maria Bergamin Bocardi, Ismael Laurindo Costa Junior
PDF
O ESTUDO DOS CONCEITOS DE ENERGIA POTENCIAL E ENERGIA CINÉTICA EM AULAS DE FÍSICA UTILIZANDO SIMULADORES ONLINE
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.1.33704
Victor Gudoski , Viviane Arrigo, Natany Dayani de Souza Assai
PDF
O CASO DAS ÁRVORES CARECAS: UMA WEBQUEST DE TEMÁTICA AMBIENTAL PARA AS AULAS DE QUÍMICA
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.1.33732
Thayelen Klen dos Santos, Ana Carolina Schlindwein, David Pereira Faraum Junior
PDF
EXPLORANDO A ELETROQUÍMICA POR MEIO DO ENFOQUE CTSA: UMA EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DA LICENCIATURA EM QUÍMICA
https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.1.33758
Fernanda Gomes Figueiredo de Lima, Juliane Maria Bergamin Bocardi, Ismael Laurindo Costa Junior
PDF
Palavras-chave
ensino e aprendizagem.
lúdico
júri simulado.
aspectos históricos
armas químicas
reflexão crítica
investigação-ação
fungos
e-book
atividades experimentais
ensino de ciencias
diário de formação
transgênicos.
cts
prática docente
biologia
pandemia
Idioma
English
Español (España)
Français (Canada)
Português (Brasil)
Indexadores
Mais lidos
Os princípios pedagógicos da Educação do Campo e o ensino de Física
4556
Tecnologias digitais no ensino de ciências: reflexões e possibilidades na construção do conhecimento científico
2808
Acaso e probabilidades nos anos iniciais: potencial dos jogos como mediadores na construção do conhecimento
2439
Resenha do livro: Informática e Educação Matemática de autoria de Marcelo de Carvalho Borba e Miriam Godoy Penteado
2398
Análise dos periódicos qualis/CAPES: visão geral da área de ensino em Ciências e Matemática
1889
O ensino de ciências para alunos com deficiência visual: identificando limites e possibilidades por meio de uma revisão sistemática da literatura
1844
Gênero no ensino de Ciências publicações em periódicos no Brasil: o estado do conhecimento
1639
O ensino de equilíbrio químico a partir das etapas da situação de estudo: um relato de caso vivenciado por licenciandos em formação
1564
Práticas de ensino para a inclusão de um aluno autista nas aulas de Matemática
1408
Estudo dos múltiplos e divisores por meio de resolução de problemas: um relato de experiência docente
1294