Acompanhamento pedagógico com o software mathcad prime como contribuição na perspectiva da aprendizagem significativa

Autores

  • Eliani Retzlaff URI-Campus Santo Ângelo
  • Rozelaine de Fatima Franzin URI-Campus Santo Ângelo
  • Rosangela Ferreira Prestes URI-Campus Santo Ângelo
  • Antonio Vanderlei dos Santos URI-Campus Santo Ângelo

DOI:

https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2018.v.2.n.2.19887
Agências de fomento

Palavras-chave:

Aprendizagem significativa, Estudo de Funções, Software Mathcad Prime

Resumo

Resumo: Existe uma variedade de softwares disponíveis que podem ser usados na Educação Básica e Superior como recursos didáticos para apoiar, reforçar ou complementar as aulas, de forma dinâmica, propiciando situações para uma aprendizagem significativa. O artigo propõe-se analisar o potencial didático do Software Mathcad Prime como contribuição dessa aprendizagem. Nesse sentido, utilizou-se o Estudo de Funções, pela dificuldade apresentada pelos alunos na compreensão de conceitos, propriedades e análise gráfica, bem como na resolução de problemas. A utilização desse recurso nas atividades dos componentes curriculares de Fundamentos de Matemática “A”, Física Geral “A” e Cálculo Diferencial e Integral I, sob a forma de acompanhamento pedagógico, pode favorecer e fortalecer o ensino da Matemática. Os resultados dessa pesquisa mostram que a mediação do software pode promover diferentes abordagens e situações de aprendizagem que envolvem relações conceituais e a utilização de modelos que se ajustam a solução de problemas reais colaborando para o desenvolvimento de estruturas mentais de forma coordenada.

Palavras-chave: Aprendizagem significativa; Estudo de Funções; Software Mathcad Prime.

 

Pedagogical follow-up with the mathcad prime software as a contribution to the perspective of meaningful learning

Abstract: There are a variety of softwares available that can be used in basic and higher education as teaching resources to support, reinforce or complement classes, dynamically strengthening for meaningful learning. The article proposes to analyze the didactic potential of Mathcad Prime Software as a contribution of this learning. In this sense, the Study of Functions was used, due to the difficulty presented by the students in understanding concepts, properties and graphic analysis, as well as in solving problems. The use of this resource in the activities of the curricular components of Fundamentals of Mathematics A, General Physics A and Differential and Integral Calculus I, in the form of pedagogical accompaniment, can support and strengthen the teaching of Mathematics The results of this research show that software mediation can promote different approaches and learning situations that involve conceptual relationships and the use of models that adjust to the solution of real problems collaborating for the development of mental structures in a coordinated way.

Keywords: Meaningful learning; Function Study; Mathcad Prime software.

 

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Biografia do Autor

Eliani Retzlaff, URI-Campus Santo Ângelo

Departamento de Ciências Exatas e da Terra

Rozelaine de Fatima Franzin, URI-Campus Santo Ângelo

Programa de pós graduação em Ensino Científico tecnológico

Rosangela Ferreira Prestes, URI-Campus Santo Ângelo

Departamento de Ciências Exatas e da Terra

Antonio Vanderlei dos Santos, URI-Campus Santo Ângelo

Programa de pós graduação em Ensino Científico tecnológico

Referências

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Publicado

31-08-2018

Como Citar

RETZLAFF, E.; FRANZIN, R. de F.; PRESTES, R. F.; SANTOS, A. V. dos. Acompanhamento pedagógico com o software mathcad prime como contribuição na perspectiva da aprendizagem significativa. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 303–324, 2018. DOI: 10.33238/ReBECEM.2018.v.2.n.2.19887. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/19887. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Relato de Experiência