Aprender ciências na educação pré-escolar: o caso da flutuação e afundamento de objetos em água
DOI:
https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2020.v.4.n.3.24906Palavras-chave:
Aprendizagem por investigação, Flutuação e afundamento, Educação Pré-escolar.Resumo
Resumo: Este artigo analisa o processo de exploração de uma atividade sobre a flutuação de objetos em água, promovido com crianças da educação pré-escolar. A atividade integrou-se numa intervenção pedagógica que teve como objetivo promover uma abordagem prática e investigativa das ciências. A análise incide no diário de campo do educador-investigador. Os resultados revelam que as explicações iniciais das crianças sobre a flutuação incluem uma única característica física dos objetos. O peso tende a dominar, através do esquema “pesado afunda” e “leve flutua”. A combinação dos dados do diário com os resultados da avaliação das aprendizagens mostra que as crianças reconhecem a existência de objetos pesados que flutuam e leves que afundam e algumas são capazes de relacionar o peso do objeto com a força da água – impulsão, em situação de flutuação. São ainda identificadas estratégias promotoras dessas aprendizagens, destacando-se o papel de suporte e orientação do educador.
Palavras-chave: Aprendizagem por Investigação; Flutuação e Afundamento; Educação Pré-escolar.
Learning sciences in preschool education: the case of floating and sinking of objects in water
Abstract: This article analyses the process of exploring an activity on the floating of objects on water, promoted with children. The activity was part of a pedagogical intervention that aimed to promote a practical and investigative approach to science learning. The analysis focuses on the educator-researcher field diary. The results show that the children's initial explanations of floating include only one physical characteristic of the objects. The weight tends to dominate, through the “heavy sinks” and “light floats” scheme. The combination of data from the diary with the results of the learning assessment shows that children recognize the existence of heavy objects that float and light ones that sink and some are able to relate the object's weight with the water's upthrust force in a floating situation. Strategies that promote these learnings are also identified, with highlight to the educator's support and guidance role.
Keywords: Inquiry-based Science Learning; Floating and Sinking; Preschool Education.
Downloads
Referências
BIDDULPH, F.; OSBORNE, R. Pupil’s ideas about floating and sinking. Research in Science Education, Dordrecht, v. 14, p. 114-124, Dec. 1984. DOI: https://doi.org/10.1007/BF02356797
BUTTS, D.P.; HOFMAN, H.M.; ANDERSON, M. Is hands-on experience enough? A study of young children’s view of sinking and floating objects. Journal of Elementary Science Education, Macomb, Illinois, v. 5, n.1, p. 50-64, Jan.1993. DOI: https://doi.org/10.1007/BF03170644
CHIN, C. Classroom Interaction in Science: Teacher questioning and feedback to students’ responses. International Journal of Science Education, Abingdon, v. 28, n. 1, p. 1315-1346, Fev. 2006. DOI: 10.1080/09500690600621100
COLL, C.; MARTÍN, E. A avaliação da aprendizagem no currículo escolar: uma perspectiva construtivista. In: C. Coll et al (Eds). O construtivismo na sala de aula. Novas perspectivas para a acção pedagógica. Porto: Edições ASA, 2001, p.196-221.
COSTA, L. Realizar experiências com a água: uma abordagem experimental das ciências no 1º ano de escolaridade. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico) – Instituto de Educação, Universidade do Minho, Braga, p. 73. 2013. Disponível em: http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/28709
DUSCHL, R. A.; SCHWEINGRUBER, H. A.; SHOUSE, A. W. Taking science to school: Learning and teaching science in grades K-8. Washington, DC: National Academy Press, p. 404. 2007. DOI: https://doi.org/10.17226/11625
ESHACH, H.; FRIED, M. Should science be taught in early childhood? Journal of Science Education and Technology, Dordrecht, v. 14, n. 3, p. 315-336, Sept. 2005. DOI: https://doi.org/10.1007/s10956-005-7198-9
FIOLHAIS, C. De pequenino é que se torce o destino: ciência no jardim-de-infância. Cadernos de Educação de Infância, Lisboa, v. 95, p. 49-54, jan/abr. 2012.
FRENCH, L. Science as the center of a coherent, integrated early childhood curriculum. Early Childhood Research Quarterly, Duxford, Cambridge, v. 19, n. 1, p. 138-149, Jan./Abr. 2004. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ecresq.2004.01.004
FRENCH, L.; WOODING, S. Science education in the early years. In: SARACHO, O.; SPODEK, B. (Eds.), Handbook of research on the education of young children. New York: Routledge, 2013, p. 179-196.
FURMAN, M. O ensino de Ciências no Ensino Fundamental: colocando as pedras fundacionais do pensamento científico. São Paulo: Sangari Brasil, p. 20. 2009. Disponível em: http://dominiopublico.mec.gov.br/download/texto/is000002.pdf
GERDE, H.; SCHACHTER, R.; WASIK, B. Using the Scientific Method to Guide Learning: An Integrated Approach to Early Childhood Curriculum. Early Childhood Education Journal, Dordrecht, v. 41, n. 5, p. 315-323. Feb. 2013. DOI: https://doi.org/10.1007/s10643-013-0579-4
GRAUE, M. E.; WALSH, D. J. Investigação Etnográfica com Crianças: Teorias, métodos e ética. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, p. 313. 2003.
GUBA, E. G.; LINCOLN, Y. S. Competing Paradigms in Qualitative Research. In: N. DENZIN, N.; LINCOLN, Y. (Eds.), Handbook of qualitative research. Thousand Oaks, CA: Sage, 2000, p. 105-117.
HARLEN, W. Helping children’s development of inquiry skills. Inquiry in primary science education, Valeta, v. 1, p. 5-19, 2014.
HARLEN, W. Science as a key component of the primary curriculum: a rationale with policy implications. Perspectives on education Primary Science, 1, p. 4-18. London: Wellcome Trust. 2008.
HARLEN, W.; QUALTER, A. The teaching of science in primary schools (7th Edition). Abingdon: Routledge, p. 400. 2018.
HAVU‐NUUTINEN, S. Examining young children’s conceptual change process in floating and sinking from a social constructivist perspective, International Journal of Science Education, Abingdon, v. 27, n. 3, p. 259-279, Jun. 2005. DOI: 10.1080/0950069042000243736
HSIN, C.; WU, H. Using Scaffolding Strategies to Promote Young Children’s Scientific Understandings of Floating and Sinking. Journal of Science Education and Technology, Dordrecht, 20, p. 656-666, May. 2011. DOI: https://doi.org/10.1007/s10956-011-9310-7
JONES, I.; LAKE, V. E.; LIN, M. Early Childhood Science Process Skills: Social and Developmental Considerations. In: SARACHO, O. N.; SPODEK, B. (Eds.). Contemporary perspectives on Science and Technology in Early Childhood Education. Charlotte, NC: Information Age Publishin, 2008. p. 17-40.
JOUNG, Y. Children’s Typically‐Perceived‐Situations of Floating and Sinking. International Journal of Science Education, Abingdon, v. 31, n. 1, p. 101-127. Jan. 2009. DOI: 10.1080/09500690701744603
KALLERY, M. Science in early years education: introducing floating and sinking as a property of matter, International Journal of Early Years Education, London, v. 23, n. 1, p. 31-53, Feb. 2015. DOI: 10.1080/09669760.2014.999646
KAWALKAR, A.; VIJAPURKAR, J. Scaffolding Science Talk: The role of teachers' questions in the inquiry classroom. International Journal of Science Education, Abingdon, v. 35, n. 12, p. 2004-2027. Aug. 2013. DOI: https://doi.org/10.1080/09500693.2011.604684
KOHN, A. Preschoolers' Reasoning about Density: Will It Float? Child Development, Hoboken, New Jersey, v. 64, n. 6, p. 1637-1650, Dec.1993. DOI:10.2307/1131460
LATORRE, A. La investigación-acción. Conocer y cambiar la práctica educativa. Barcelona: Editorial Graó, p. 138. 2004.
LONGHINI, M.; NUNES, B.; GRILLO, G. Flutuação dos corpos: elementos para a discussão sobre sua aprendizagem em alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 33, n. 3, p. 3401-3408, jul./set. 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S1806-11172011000300016
MACNAUGHTON, G.; HUGHES, P. Doing action research in early childhood studies: a by step guide. Maidenhead: Open University Press, p. 264. 2011.
MARTINS, I.; VEIGA, M; TEIXEIRA, F.; TENREIRO-VIEIRA, C.; VIEIRA, R.; RODRIGUES, A.; COUCEIRO, F.; PEREIRA, S. Despertar para a ciência – actividades dos 3 aos 6. Lisboa: Ministério da Educação, p. 108. 2009.
NEWMAN, J. M. Action research: A brief overview. Forum: Qualitative Social Research, Berlin, v. 1, n. 1, Art. 17, Jan. 2000. DOI: http://dx.doi.org/10.17169/fqs-1.1.1127
PATRICK, H.; MANTZICOPOULOS, P. Young Children`s Motivation for Learning Science. In: TRUNDLE, K.; SAÇKES, M. (Eds.), Research in Early Childhood Science Education. New York: Springer, 2015. p. 35-66.
PATRICK, H.; MANTZICOPOULOS, P.; SAMARAPUNGAVAN, A. Integrating science inquiry with reading and writing in Kindergarten. In: SHILLADY, A. (Ed.) Exploring Science. National Association for the Education of Young Children. Washington, DC, 2013. p. 48-54.
PIAGET J. The children’s conception of physical causality. Transaction, London, p. 322. 2001.
PRISCINET. Primary Science Network. This project has received funding from the European Union’s Seventh Framework Programme, 2014. Disponível em: http://prisci.net/. Acesso em: 8. Jan. 2019.
RATNER, C. Subjectivity and Objectivity in Qualitative Methodology. Forum: Qualitative Social Research, Berlin, v. 3, n. 3, Art. 16, Sept. 2002. DOI: http://dx.doi.org/10.17169/fqs-3.3.829
SÁ, J. Em cada criança um génio da ciência! (Web log post), 2009, Jun., 12. Disponível em: http://geniociencia.blogspot.com/2009/06/flutuacao-afundamento-sugestoes-para-os_12.html
SÁ, J. Ciências experimentais na educação pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico: perspetivas de formação de professores. In: VEIGA, L. (Ed.) Formar para a Educação em Ciências na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico. Coimbra: Edições IPC, 2003. p. 45-78.
SÁ, J. Renovar as Práticas no 1.º Ciclo Pela Via das Ciências da Natureza. Porto: Porto Editora, p. 256. 2002.
SILVA, I.; MARQUES, L.; MATA, L.; ROSA, M. Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Direção-Geral da Educação. Lisboa: Portugal, p. 110. 2016. Disponível em: http://www.dge.mec.pt/orientacoes-curriculares-para-educacao-pre-escolar
TEO, T. W.; YAN, Y. K.; ONG, W. L. M. An investigation of Singapore preschool children’s emerging concepts of floating and sinking, Pedagogies: An International Journal, Singapura, v. 12, n. 4, p. 325-339, Sept. 2017. DOI: 10.1080/1554480X.2017.1374186
VARELA, P. Ciências Experimentais para Crianças. Uma Proposta Didática de Construção Reflexiva de Significados e Promoção de Competências. Saarbrücken: NEA - Novas Edições Acadêmicas, p. 359. 2014.
VOSNIADOU, S.; VAMVAKOUSSI, X.; SKOPELITI, I. The framework theory approach to the problem of conceptual change. In: VOSNIADOU, S. (Ed.) International handbook of research on conceptual change. New York, NY: Routledge, 2008. p. 205-239.
VOSNIADOU, S. (2010). Instructional considerations in the use of external representations. In: Verschaffel, L. et al. (Eds.) Use of representations in reasoning and problem solving. New York, NY: Routledge, 2010. p. 36-54.
ZABALZA, M. A. Diarios de clase: un instrumento de investigación y desarrollo profesional. Madrid: Narcea, p. 168. 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.