A educação infantil no contexto das discussões da Base Nacional Comum Curricular

Autores

  • Ângela Maria Silveira Portelinha Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
  • Elvenice Tatiana Zoia Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
  • Lucyelle Cristina Pasqualotto Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
  • Rejane Teixeira Coelho Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
  • Vanice Schossler Sbardelotto Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtm.v11i20.16632
Agências de fomento

Palavras-chave:

educação infantil, base nacional comum curricular, infância, currículo.

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar as análises decorrentes das discussões acerca de princípios e concepções conferidos à Educação Infantil no documento preliminar da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), primeira versão disponibilizada em setembro de 2015. Trata-se de problematizar as concepções de infância, criança e organização curricular para esta etapa da Educação Básica. Assim, questiona-se qual a relação entre os componentes curriculares da Educação Infantil veiculados na BNCC e a concepção de infância. As análises são provenientes das discussões realizadas nos espaços da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), durante o VII Fórum das Licenciaturas, em 2016. O referido Fórum ocorre anualmente e envolve os 19 cursos de licenciatura da Unioeste. A temática abordada no ano de 2016 foi “BNCC: diálogos coletivos, compromissos para a consolidação da Educação Básica”. Os grupos de trabalho do Fórum tiveram o propósito de analisar o documento da BNCC nas diversas áreas do conhecimento da Educação Básica. A Educação Infantil, como primeira etapa da Educação Básica, integra a BNCC, entretanto, aparece como um capítulo específico, descolado do conteúdo das áreas do conhecimento. Tal organização curricular evidencia a fragmentação entre as etapas da Educação Básica, desconsiderando o princípio de continuidade inerente a qualquer projeto curricular. Sendo assim, problematiza a discussão tomando-se como referências a Teoria Histórico-Cultural e as concepções sobre infância, desenvolvimento e Educação Infantil.

Biografia do Autor

Ângela Maria Silveira Portelinha, Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Doutora em educação, professora do curso de Pedagogia e do mestrado em educação. Unioeste/ Francisco Beltrão

Elvenice Tatiana Zoia, Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Mestre em Educação, docente do colegiado de Pedagogia – Unioeste Cascavel.

Lucyelle Cristina Pasqualotto, Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Mestre em Educação, docente do colegiado de Pedagogia – Unioeste Cascavel.

Rejane Teixeira Coelho, Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Doutora em Psicologia Social, docente do colegiado de Pedagogia – Unioeste Cascavel.

Vanice Schossler Sbardelotto, Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Mestre em educação, professora do curso de Pedagogia – Unioeste – Francisco Beltrão.

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Publicado

06-09-2017

Como Citar

PORTELINHA, Ângela M. S.; ZOIA, E. T.; PASQUALOTTO, L. C.; COELHO, R. T.; SBARDELOTTO, V. S. A educação infantil no contexto das discussões da Base Nacional Comum Curricular. Temas & Matizes, [S. l.], v. 11, n. 20, p. 30–43, 2017. DOI: 10.48075/rtm.v11i20.16632. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/16632. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Base Nacional Comum Curricular