O CURRÍCULO COM REFERÊNCIA EM COMPETÊNCIAS E O TRABALHO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v9i18.10127
Agências de fomento
FAPEMIG/CAPES
Palavras-chave:
Currículo, Competências, Trabalho docente, Educação BásicaResumo
A noção de competências é referência no capitalismo de hegemonia das corporações transnacionais. Os capitalistas visam crescentes ganhos de produtividade sem dividi-los com os trabalhadores e sem investir nos custos da reprodução social. A Educação escolar é um destes custos integrada a divisão internacional do trabalho. Em função disso, ela deve responder ao utilitarismo do mundo produtivo e do desenvolvimento econômico, por isso é influenciada pela noção das competências e pela lógica do setor privado com o objetivo de redução dos custos da formação. Neste trabalho analisamos a Educação escolar pública em sua condição de custo social baixo. Este trabalho é um estudo sobre a implementação do currículo por competências em uma escola da rede estadual de São Paulo, considerando as mudanças no trabalho de professores. A pesquisa qualitativa com fundamento no estudo de caso enfatizou a análise das entrevistas dos professores. O trabalho deles é modificado, uma vez que o ensino é organizado por meio de projetos impostos pela Secretaria de Estado da Educação. A autonomia dos professores é atingida quanto ao desenvolvimento do conteúdo da sua disciplina e no processo de elaboração do conhecimento com os estudantes. O conhecimento é fragmentado e selecionado de maneira utilitária de acordo com a lógica da racionalidade técnica e da produtividade do âmbito mercadológico. O trabalho dos professores é reestruturado para a reafirmação de tal lógica, privilegiando os princípios do setor privado e o enfraquecimento do espaço público. A atuação deles perde expressão política coletiva e individual.Downloads
Publicado
08-10-2014
Como Citar
PIRES, J. V. O CURRÍCULO COM REFERÊNCIA EM COMPETÊNCIAS E O TRABALHO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Educere et Educare, [S. l.], v. 9, n. 18, 2014. DOI: 10.17648/educare.v9i18.10127. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/10127. Acesso em: 21 abr. 2025.
Edição
Seção
Núcleo Temático: Educação Básica
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.