O CURRÍCULO COM REFERÊNCIA EM COMPETÊNCIAS E O TRABALHO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Joelma Vieira Pires

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v9i18.10127
Agências de fomento
FAPEMIG/CAPES

Palavras-chave:

Currículo, Competências, Trabalho docente, Educação Básica

Resumo

A noção de competências é referência no capitalismo de hegemonia das corporações transnacionais. Os capitalistas visam crescentes ganhos de produtividade sem dividi-los com os trabalhadores e sem investir nos custos da reprodução social. A Educação escolar é um destes custos integrada a divisão internacional do trabalho. Em função disso, ela deve responder ao utilitarismo do mundo produtivo e do desenvolvimento econômico, por isso é influenciada pela noção das competências e pela lógica do setor privado com o objetivo de redução dos custos da formação. Neste trabalho analisamos a Educação escolar pública em sua condição de custo social baixo. Este trabalho é um estudo sobre a implementação do currículo por competências em uma escola da rede estadual de São Paulo, considerando as mudanças no trabalho de professores. A pesquisa qualitativa com fundamento no estudo de caso enfatizou a análise das entrevistas dos professores. O trabalho deles é modificado, uma vez que o ensino é organizado por meio de projetos impostos pela Secretaria de Estado da Educação. A autonomia dos professores é atingida quanto ao desenvolvimento do conteúdo da sua disciplina e no processo de elaboração do conhecimento com os estudantes. O conhecimento é fragmentado e selecionado de maneira utilitária de acordo com a lógica da racionalidade técnica e da produtividade do âmbito mercadológico. O trabalho dos professores é reestruturado para a reafirmação de tal lógica, privilegiando os princípios do setor privado e o enfraquecimento do espaço público. A atuação deles perde expressão política coletiva e individual.

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Publicado

08-10-2014

Como Citar

PIRES, J. V. O CURRÍCULO COM REFERÊNCIA EM COMPETÊNCIAS E O TRABALHO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Educere et Educare, [S. l.], v. 9, n. 18, 2014. DOI: 10.17648/educare.v9i18.10127. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/10127. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Núcleo Temático: Educação Básica