ETNOGRAFIA EM ESCOLA PÚBLICA E SEUS DESAFIOS: UM OLHAR SOBRE MÉTODOS APLICADOS NO ITINERÁRIO DO TRABALHO DE CAMPO

Autores

  • Tatiana Arnaud Cipiniuk

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v9i17.10309

Resumo

RESUMO: Como proposta de trabalho, apresento algumas reflexões a respeito da pesquisa realizada entre os anos de 2008 – 2012 em duas escolas públicas na capital do Rio de Janeiro. Nesse contexto foram privilegiadas elaborações sobre os efeitos da socialização de alunos na incorporação da prática da escrita e leitura pelas modalidades de ensino de duas diferentes instâncias, municipal e estadual, denominadas consecutivamente “EJA” e “PEJA”. Para tanto, o propósito desse artigo é problematizar os desafios encontrados pelo pesquisador considerando o olhar etnográfico e a sistematização de seu método quando ele ainda se encontra em campo. Portanto, serão discutidos os movimentos situacionais provocados pelo trabalho de campo que pode ou não proporcionar bons ou parcos aproveitamentos metodológicos. Estes momentos de deslocamento da situação empírica são de grande relevância para elaborar quão significativa é, para o antropólogo, a forma como a entrada no trabalho de campo se constitui; e como os atos forjados sob a forma consciente e programada de uma pesquisa, sobretudo no caso da escola, que é uma instituição que possui, em sua dinâmica, uma rotina pautada sobre princípios pragmáticos de uniformidade e padronização, nem sempre se adapta aos preceitos instaurados pelo trabalho de campo.

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Publicado

03-07-2014

Como Citar

CIPINIUK, T. A. ETNOGRAFIA EM ESCOLA PÚBLICA E SEUS DESAFIOS: UM OLHAR SOBRE MÉTODOS APLICADOS NO ITINERÁRIO DO TRABALHO DE CAMPO. Educere et Educare, [S. l.], v. 9, n. 17, p. 83–91, 2014. DOI: 10.17648/educare.v9i17.10309. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/10309. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ ANTROPOLOGIAS, ETNOGRAFIAS E EDUCAÇÃO