ETNOGRAFIA EM ESCOLA PÚBLICA E SEUS DESAFIOS: UM OLHAR SOBRE MÉTODOS APLICADOS NO ITINERÁRIO DO TRABALHO DE CAMPO
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v9i17.10309Resumen
RESUMO: Como proposta de trabalho, apresento algumas reflexões a respeito da pesquisa realizada entre os anos de 2008 – 2012 em duas escolas públicas na capital do Rio de Janeiro. Nesse contexto foram privilegiadas elaborações sobre os efeitos da socialização de alunos na incorporação da prática da escrita e leitura pelas modalidades de ensino de duas diferentes instâncias, municipal e estadual, denominadas consecutivamente “EJA” e “PEJA”. Para tanto, o propósito desse artigo é problematizar os desafios encontrados pelo pesquisador considerando o olhar etnográfico e a sistematização de seu método quando ele ainda se encontra em campo. Portanto, serão discutidos os movimentos situacionais provocados pelo trabalho de campo que pode ou não proporcionar bons ou parcos aproveitamentos metodológicos. Estes momentos de deslocamento da situação empírica são de grande relevância para elaborar quão significativa é, para o antropólogo, a forma como a entrada no trabalho de campo se constitui; e como os atos forjados sob a forma consciente e programada de uma pesquisa, sobretudo no caso da escola, que é uma instituição que possui, em sua dinâmica, uma rotina pautada sobre princípios pragmáticos de uniformidade e padronização, nem sempre se adapta aos preceitos instaurados pelo trabalho de campo.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.