DESAFIANDO O PRECONCEITO RACIAL: A ESCOLA COMO ORGANIZAÇÃO MULTICULTURAL

Autores

  • Michele Thereza dos Santos
  • Ana Canen

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v3i5.1061
Agências de fomento
CNPq

Palavras-chave:

Educação, multiculturalismo, identidade negra, organizações multiculturais.

Resumo

Considerando a pluralidade cultural como aspecto central a ser levado em conta no cotidiano das relações institucionais, o presente trabalho buscou trazer para a reflexão subsídios teóricos e práticos para repensarmos a escola como uma organização multicultural, particularmente focalizando a construção e reconstrução da identidade negra nesse espaço. Para tal, foi realizado um estudo de caso a partir das histórias orais de professores negros, tomando-se como referencial teórico três eixos centrais: o multiculturalismo, a identidade negra e organizações multiculturais. A importância de uma identidade institucional escolar multicultural e a compreensão do cotidiano escolar em perspectivas transformadoras é ressaltada, como possível caminho para tentar minimizar os preconceitos para com atores negros, contribuindo para a valorização de diversas culturas e o respeito às identidades plurais.  

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Publicado

16-04-2009

Como Citar

DOS SANTOS, M. T.; CANEN, A. DESAFIANDO O PRECONCEITO RACIAL: A ESCOLA COMO ORGANIZAÇÃO MULTICULTURAL. Educere et Educare, [S. l.], v. 3, n. 5, p. p. 125–139, 2009. DOI: 10.17648/educare.v3i5.1061. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/1061. Acesso em: 1 maio. 2024.

Edição

Seção

Núcleo Temático: Educação, Políticas Sociais e Estado