O INDIVIDUALISMO NEOLIBERAL COMO OBSTÁCULO Á FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA CRÍTICA

Autores

  • Márden de Pádua Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v10i20.10650

Palavras-chave:

Formação de professores, Neoliberalismo, Pedagogia crítica

Resumo

O presente artigo tem como objetivo refletir a influência do neoliberalismo na educação, notadamente nos cursos de formação de professores. Para isso, pautou-se por um estudo específico sobre o individualismo como motor da doutrina neoliberal. Buscou-se uma discussão conceitual a respeito do liberalismo e neoliberalismo, utilizando-se de seus autores clássicos (Adam Smith, John Locke, Hayek, Mises, Rothbard, Any Rand) e de autores que estudam o neoliberalismo (Gentili, Bobbio, Draibe). Defende-se o neoliberalismo como um obstáculo para uma formação de professores na perspectiva da pedagogia crítica de Peter Mc Laren. Neste sentido, o artigo busca apontar saídas, em direção a uma formação que leve em conta a transformação da sociedade, preocupando-se, sobretudo, com a crítica sistemática à naturalização das desigualdades sociais, oriundas do discurso individualista neoliberal. Para uma formação de professores comprometida com estes valores, além de Mc Laren, utilizou-se Antônio Moreira.

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Publicado

13-07-2015

Como Citar

RIBEIRO, M. de P. O INDIVIDUALISMO NEOLIBERAL COMO OBSTÁCULO Á FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA CRÍTICA. Educere et Educare, [S. l.], v. 10, n. 20, 2015. DOI: 10.17648/educare.v10i20.10650. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/10650. Acesso em: 20 abr. 2024.