O PERCURSO FORMATIVO DOCENTE DE UMA LICENCIANDA: DA ESCOLA DO CAMPO AO PIBID

Autores

  • Fabrício Oliveira da Silva
  • Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v11i21.10699

Palavras-chave:

Identidade docente, PIBID, Ruralidades.

Resumo

Este trabalho busca analisar a trajetória de formação docente de uma bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID, na UNEB, Campus XVI, em Irecê, interior da Bahia. Apresentamos os objetivos do programa, a organização e as experiências da iniciação à docência narradas pela bolsista, por meio dos quais refletimos a trajetória formativa da licencianda, considerando o percurso formativo constituído a partir das experiências vividas na escola do campo da qual fez parte. Para o desenvolvimento da pesquisa, optamos pela abordagem (Auto) Biográfica a partir dos estudos trazidos por Nóvoa (2000), Delory-Momberg (2008, 2012), Pineau (2003), entre outros. Esta escolha ancora-se na possibilidade de desvelar os sentidos da trajetória de vida-formação-profissão da bolsista, no processo de iniciação à docência vivenciado em escolas do campo. Discutimos as implicações do PIBID na formação inicial da bolsista, pelo desejo de ser professora nascido ainda de suas lembranças como estudante, por considerar que o conhecimento de si promoveu autoformação durante seu percurso formativo no programa. Neste sentido, tomamos a entrevista narrativa como dispositivo de pesquisa, propondo reflexões sobre a construção da identidade docente a partir dos diferentes espaços formativos que são evidenciados na história de vida da bolsista. Com o desenvolvimento do trabalho, percebemos que a bolsista apresenta sua trajetória docente como elemento norteador dos sentidos de ser professora no intuito de poder contribuir com a elevação da qualidade da Educação Básica na sua comunidade rural de origem.

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Publicado

16-09-2015

Como Citar

SILVA, F. O. da; RIOS, J. A. V. P. O PERCURSO FORMATIVO DOCENTE DE UMA LICENCIANDA: DA ESCOLA DO CAMPO AO PIBID. Educere et Educare, [S. l.], v. 11, n. 21, 2015. DOI: 10.17648/educare.v11i21.10699. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/10699. Acesso em: 29 mar. 2024.