SABERES PERTINENTES PARA UMA PRÁTICA INCLUSIVA: A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS E O PROFESSOR EM FORMAÇÃO

Autores

  • Ivan Vale Sousa
  • Marineide Câmara Silva

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v10i20.10712
Agências de fomento
Sem agência de fomento

Palavras-chave:

Educação de surdos. Formação de professores. Língua Brasileira de Sinais

Resumo

Este ensaio de natureza bibliográfico-analítica tem por objetivos evidenciar a educação de surdos a partir de um recorte histórico, abordando a formação de professores na perspectiva da Educação Inclusiva, assim como analisar os avanços e os desafios do Curso de Formação de Professores em Libras na cidade de Parauapebas, sudeste do Pará e como este contribui com o processo de inclusão educacional no município. Propomos uma discussão sobre a política de inclusão na escola regular, da implementação das Salas de Recursos Multifuncionais na oferta e fortalecimento do Atendimento Educacional Especializado e como a aquisição da Língua de Sinais reflete na criação de novas estratégias de aprendizagem no contexto da sala de aula. Utilizamos a metodologia qualitativo-descritiva refletindo com alguns autores, para isso analisamos dados a partir de questionários e entrevistas. Esperamos que a presente produção possa incitar antigas e novas discussões no que se refere à escolarização de surdos e a formação de docentes com ações inclusivas.

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Publicado

19-06-2015

Como Citar

SOUSA, I. V.; SILVA, M. C. SABERES PERTINENTES PARA UMA PRÁTICA INCLUSIVA: A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS E O PROFESSOR EM FORMAÇÃO. Educere et Educare, [S. l.], v. 10, n. 20, 2015. DOI: 10.17648/educare.v10i20.10712. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/10712. Acesso em: 18 abr. 2024.