O SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL E A EXPANSÃO DA FORMAÇÃO DOCENTE POR MEIO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Autores

  • Julia Malanchen

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v3i5.1124

Palavras-chave:

políticas de formação docente a distância, educação a distância, Sistema Universidade Aberta do Brasil

Resumo

O presente artigo tem por objetivo expor e analisar as políticas nacionais para formação docente a distância. Para isso foi selecionado o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) , lançado em 2005, pelo Ministério da Educação  e Empresas estatais. Após o estudo do Sistema UAB, pudemos observar que duas ações são enfatizadas. Em primeiro lugar, a formação docente é posta como prioritária e urgente – de acordo com o arcabouço legal, da LDB 9394/96 – sendo fundamental e imprescindível a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Em segundo lugar, a parceria entre setor público e privado é incensada, coadunando com as orientações de Organismos Internacionais (OI) que incentivam a formação do professor fora da universidade e, preferencialmente, em serviço, para reduzir tempo e custos. Concluímos desta forma, que com a projeção da Educação a Distância (EAD), por meio da UAB, completa-se mais um quadro da reforma do Estado e da educação em nosso país, em que se retira a formação do professor da universidade nos moldes tradicionais, formando com “aligeiramento” teórico, por meio de aprendizagem individualizada e despolitizada. Com isso diminuem-se os gastos com o ensino superior público e forma-se um tipo de profissional para constituir um tipo de trabalhador que o capital necessita. Para finalizar, propaga-se e naturaliza-se a utilização das TIC, ampliando seu comércio e aumentando os lucros tão almejados pelos empresários da área, que vêem na EAD um filão muito rentável.

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Publicado

16-04-2009

Como Citar

MALANCHEN, J. O SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL E A EXPANSÃO DA FORMAÇÃO DOCENTE POR MEIO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Educere et Educare, [S. l.], v. 3, n. 5, p. p. 75–92, 2009. DOI: 10.17648/educare.v3i5.1124. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/1124. Acesso em: 1 maio. 2024.

Edição

Seção

Núcleo Temático: Educação, Políticas Sociais e Estado