RACISMO E DESUMANIZAÇÃO NO HAITI
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v10i20.12594Palavras-chave:
Racismo. Desumanização. Haiti.Resumo
Este artigo analisa um caso de racismo nas suas manifestações estruturais. A partir das medidas de políticas públicas implementadas no Haiti, no contexto do terremoto que abalou o País caribenho em 2010, são desvendados os meandros das relações internacionais, racistas na sua essência, as quais desumanizam a vida do negro povo haitiano. O texto tenta mostrar como o racismo está na base de todo o histórico das relações internacionais do Haiti, desde a sua independência em 1804, e como ainda hoje, o País continua padecendo do mesmo regime. Além de ressaltar o peso histórico dessas relações racistas, o artigo insiste em indagar os fundamentos filosóficos que lhes servem de justificativa. Ou seja, este artigo procurou captar o racismo não na sua dimensão de marcador social e de construtor de identidade individual, mas na sua dimensão de elemento político de definição das relações entre países.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.