O ENSINO DE HISTÓRIA NO ENSINO MÉDIO E AS RELAÇÕES RACIAIS: PARA ALÉM DA LEI Nº 10.639/2003

Autores

  • Paulo Antônio Barbosa Ferreira
  • Tânia Mara Pedroso Müller

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v10i20.12610

Palavras-chave:

Ensino de História. Colonialidade. Racismo.

Resumo

Neste texto, apresentamos nossas reflexões sobre o ensino de História no ensino médio da educação básica confrontado com o que emana a Lei nº 10.639/2003. Nosso objetivo é afirmar a importância da introdução do ensino de história e cultura negra e da África no currículo escolar para além da imposição normativa, sobretudo por suas implicações e, consequentemente, desdobramentos. A partir de uma revisão bibliográfica fomentamos nossa discussão, que foi organizada de modo a contemplar três questões: um resgate da historicidade da questão racial no Brasil; uma fundamentação teórica que permitisse abarcar uma análise sobre um ensino colonizado; e, por último, uma discussão de alguns dos desafios atuais postos aos professores de história pelo cumprimento da Lei.

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Publicado

01-01-2000

Como Citar

FERREIRA, P. A. B.; MÜLLER, T. M. P. O ENSINO DE HISTÓRIA NO ENSINO MÉDIO E AS RELAÇÕES RACIAIS: PARA ALÉM DA LEI Nº 10.639/2003. Educere et Educare, [S. l.], v. 10, n. 20, 2000. DOI: 10.17648/educare.v10i20.12610. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/12610. Acesso em: 29 mar. 2024.