THE TEACHING OF HISTORY IN SECONDARY EDUCATION AND THE RACE RELATIONS: BEYOND THE LAW No. 10,639/2003
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v10i20.12610Keywords:
Ensino de História. Colonialidade. Racismo.Abstract
In this paper we present ours reflections about the high school’s history teaching of basic education confronted with what is written at Brazilian Law n° 10.639/2003. Our main goal is to affirm the importance of high school’s introduction of black and African culture at the history teaching curriculum beyond the legal imposition, especially because of its implications and developments. From a bibliographic review we make our discussion, that was organized in a way to contemplate three questions: a rescue of racial question historicity in Brazil; a theoretical fundamentation that allowed making an analysis about colonized lecturing; and, finally, a discussion of some nowadays challenges for history teachers because of the Law.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.