DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA ESCOLA CONTEMPORÂNEA: DO QUADRO NEGRO AO MUNDO DIGITAL
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v11i21.13627Palavras-chave:
Escola, Desafios da Docência, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, Contemporaneidade.Resumo
As mudanças pelas quais a sociedade vem passando nos últimos anos refletem, também, modificações no campo educacional. A disseminação das tecnologias digitais dilatou ainda mais as listas de desafios da escola, em razão de muitos professores não saberem lidar com esses recursos. Assim, pretende-se, neste artigo, apresentar e analisar as percepções de dois professores da Educação Básica acerca dos desafios e possibilidades da educação contemporânea. Para tal, realizou-se uma entrevista estruturada com dois professores que atuam em diferentes níveis da escola básica, além da produção de uma fotografia do espaço escolar no qual estão inseridos. Os dados coletados foram analisados pela perspectiva de Ramos do Ó e Costa (2007), Corazza (2005), Moran (2013), Belloni (2013), entre outros. Como resultados, evidenciou-se que uma das características da escola contemporânea é assumir funções que eram, originariamente, das famílias, como é o caso de valores éticos e morais e, em razão disso, a escola tem um papel ainda mais significativo na formação do sujeito. Averiguou-se, também, que as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) são o principal desafio da escola contemporânea, na opinião dos professores entrevistados.Publicado
30-05-2016
Como Citar
DIESEL, A.; FELDENS SCHWERTNER, S.; QUARTIERI, M. T.; NEUMANN MARTINS, S. DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA ESCOLA CONTEMPORÂNEA: DO QUADRO NEGRO AO MUNDO DIGITAL. Educere et Educare, [S. l.], v. 11, n. 21, 2016. DOI: 10.17648/educare.v11i21.13627. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/13627. Acesso em: 6 abr. 2025.
Edição
Seção
Dossiê: Educação e Contemporaneidade
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.