MODELAGEM MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ALGUNS ASPECTOS DA PRODUÇÃO BRASILEIRA NA ÚLTIMA DÉCADA

Autores

  • Daniana de Costa
  • Edilson Pontarolo
  • Edival Sebastião Teixeira

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v12i24.15361

Palavras-chave:

Modelagem Matemática, Educação Ambiental, Mapas Conceituais.

Resumo


Este artigo apresenta resultados de um levantamento bibliográfico referente à produção acadêmica brasileira sobre Modelagem Matemática e Educação Ambiental no período de 2006 a 2016. Os dados foram obtidos por meio de uma busca realizada nas bases de dados Scielo, Banco de Teses da Capes, sítios de programas de pós-graduação em Ensino de Matemática e Google Acadêmico. A busca revelou a existência de pelo menos quatro dissertações, nove artigos em periódicos científicos e cinco trabalhos completos publicados em eventos relacionados ao ensino de matemática. Foram identificados três focos temáticos relativos às aproximações entre a modelagem e EA: Modelagem Matemática e a reflexão sobre problemas ambientais; Modelagem Matemática e a conscientização sobre problemas ambientais; Modelagem Matemática e suas influências para possíveis mudanças de atitudes. As relações explicitadas em cada foco temático foram representadas por meio de mapas conceituais.   

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Publicado

25-01-2017

Como Citar

DE COSTA, D.; PONTAROLO, E.; TEIXEIRA, E. S. MODELAGEM MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ALGUNS ASPECTOS DA PRODUÇÃO BRASILEIRA NA ÚLTIMA DÉCADA. Educere et Educare, [S. l.], v. 12, n. 24, 2017. DOI: 10.17648/educare.v12i24.15361. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/15361. Acesso em: 1 jul. 2022.

Edição

Seção

Dossiê: Modelagem Matemática na educação matemática: Cenário atual