MODELAGEM MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ALGUNS ASPECTOS DA PRODUÇÃO BRASILEIRA NA ÚLTIMA DÉCADA
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v12i24.15361Palabras clave:
Modelagem Matemática, Educação Ambiental, Mapas Conceituais.Resumen
Este artigo apresenta resultados de um levantamento bibliográfico referente à produção acadêmica brasileira sobre Modelagem Matemática e Educação Ambiental no período de 2006 a 2016. Os dados foram obtidos por meio de uma busca realizada nas bases de dados Scielo, Banco de Teses da Capes, sítios de programas de pós-graduação em Ensino de Matemática e Google Acadêmico. A busca revelou a existência de pelo menos quatro dissertações, nove artigos em periódicos científicos e cinco trabalhos completos publicados em eventos relacionados ao ensino de matemática. Foram identificados três focos temáticos relativos às aproximações entre a modelagem e EA: Modelagem Matemática e a reflexão sobre problemas ambientais; Modelagem Matemática e a conscientização sobre problemas ambientais; Modelagem Matemática e suas influências para possíveis mudanças de atitudes. As relações explicitadas em cada foco temático foram representadas por meio de mapas conceituais.
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