UMA INFÂNCIA MOVIDA POR FORÇAS NÔMADES
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v12i25.15758
Agências de fomento
PROSUP/CAPES
Palavras-chave:
Devir infantil, Nomadismo, RecreioResumo
Fluxos infantis em cena durante um recreio infantil. Um cenário carregado de fragmentos nômades que possibilitam movimentar forças, novas paisagens. Trata-se do recorte de uma pesquisa cartográfica orientada pelas pistas que surgiram ao longo do processo de investigação e aproximações de autores como Gilles Deleuze, Félix Guattari, Michel Foucault e alguns de seus comentadores, cujo objetivo se constituiu em refletir sobre a infância e seus movimentos nômades num espaço-tempo do recreio infantil. Tal experimentação, que integrou a dissertação do Mestrado em Ensino, realizada no Centro Universitário, como bolsista Prosup/Capes, no período de 2015 a 2017, partiu das seguintes questões de pesquisa: como pensar outras infâncias perpassadas por forças nômades? O que as crianças dizem em seus movimentos nômades? Como produzem fluxos em meio a devires-infantis? Nessa medida, tomou-se o nomadismo como um conceito potente para pensar a infância. Com o propósito de acompanhar algumas dessas pistas, buscou-se a aproximação com um grupo de crianças de quatro meses a cinco anos de uma escola de Educação Infantil do município de Cruzeiro do Sul (RS), durante o cotidiano do recreio infantil. Nos encontros, foram registrados em diários de bordo e por meio de gravações de áudio, expressões de pensamento das crianças, seus sons, polifonias e fluxos infantis. Como resultados, evidenciou-se uma trama de tensionamentos que afirmam a necessidade de romper com modos de pensar que naturalizam o que é historicamente demarcado, verdades que seguem as linhas dominantes de uma infância separada da vida como potência.Downloads
Publicado
12-12-2017
Como Citar
PRETTO, A. O.; MUNHOZ, A. V.; COSTA, C. B. da. UMA INFÂNCIA MOVIDA POR FORÇAS NÔMADES. Educere et Educare, [S. l.], v. 12, n. 25, 2017. DOI: 10.17648/educare.v12i25.15758. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/15758. Acesso em: 4 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos e Ensaios
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.