A CHILDHOOD DRIVEN BY NOMADIC FORCES

Authors

  • Adriana Oliveira Pretto Docente Colégio Madre Bárbara
  • Angélica Vier Munhoz Docente do Centro de Ciências Humanas e Sociais e do Programa de Pós-Graduação - Mestrado e Doutorado em Ensino - Universidade do Vale do Taquari - Univates
  • Cristiano Bedin da Costa Docente da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v12i25.15758
Supporting Agencies
PROSUP/CAPES

Keywords:

Devir infantil, Nomadismo, Recreio

Abstract

Child flows under focus during the school break. A scenario laden with nomadic fragments triggering the movement of forces and new landscapes. This is part of a cartographic research guided by clues that emerged along the process of investigation and approximations to authors such as Gilles Deleuze, Félix Guattari, Michel Foucault and some of their commentators. The aim was to reflect on childhood and its nomadic movements in the time-space of the school break. Such experiment, which was part of a Master’s dissertation in Teaching that I carried out at the University Center as a Prosup/Capes scholarship holder from 2015 to 2017, had the following questions as its starting point: How can we think of other childhoods flooded with nomadic forces? What do children say about their nomadic movements? How do they produce flows amidst child becomings? Nomadism was regarded as a powerful concept to think about childhood. With the purpose of following some of those clues, we attempted to become closer to a group of 4-month to 5-year-old children during the school break at a Child Education school in Cruzeiro do Sul (RS). Children’s thoughts, their sounds, polyphonies and flows were recorded in field journals and audio recordings. The results evidenced an intertwining of tensions confirming the need of disrupting ways of thinking that have naturalized what has been historically delimitated, truths that follow the prevailing lines of a childhood separated from life as power.

Author Biographies

Adriana Oliveira Pretto, Docente Colégio Madre Bárbara

Possui graduação em Pedagogia, especialização em Educação e Psicopedagogia: poder, diferença e rupturas e mestrado em Ensino, com estudos na na linha de pesquisa Ciência, Sociedade e Ensino, pela Universidade do Vale do Taquari - Univates. Atualmente participa como integrante do Grupo de Pesquisa Currículo, Espaço, Movimento (CEM/CNPq/Univates) e do Projeto de Extensão Formação Pedagógica e Pensamento Nômade vinculado ao curso de Pedagogia da Univates. Atuou em turmas de Educação Infantil e Primeiro Ano do Ensino Fundamental do Colégio Madre Bárbara, em Lajeado. Tem se debruçado na discussão e problematização dos espaços escolares e não escolares bem como os movimentos escolarizados e não escolarizados e seus cruzamentos e atravessamentos tanto no currículo quanto na pedagogia. 

Angélica Vier Munhoz, Docente do Centro de Ciências Humanas e Sociais e do Programa de Pós-Graduação - Mestrado e Doutorado em Ensino - Universidade do Vale do Taquari - Univates

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica, PUCRS (1987); Mestrado (2003) e Doutorado (2009) em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com estágio doutoral (Capes) na Université Paris VIII (Vincennes Saint Denis), Departements de Arts, Philosophie et Esthétique. Atualmente é professora Titular da Universidade do Vale do Taquari - Univates atuando nos cursos de graduação em Pedagogia e Psicologia e no Programa de Pós-graduação - Mestrado e Doutorado em Ensino e Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas. É líder do Grupo de pesquisa Currículo, Espaço, Movimento (CEM/Univates/CNPq) e integra o Grupo de pesquisa Escrileituras da diferença em Filosofia-educação (UFRGS/CNPq). Coordena o projeto de extensão Formação pedagógica e pensamento nômade. Atua na área de educação com ênfase em currículo, aprendizagem, corpo e Filosofia da diferença

Cristiano Bedin da Costa, Docente da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor Adjunto no Departamento de Ensino e Currículo (DEC) da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - Área de Didática, Currículo e Formação de Professores. Doutor em Educação pela UFRGS. Psicólogo pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atuou no Centro Universitário Univates (2012-2016), desempenhando diversas atividades nos níveis de ensino, pesquisa e extensão. É membro dos Grupos de Pesquisa CEM - Currículo, Espaço, Movimento (Univates), DIF - Artistagens, Fabulações, Variações (UFRGS) e Escrileituras da Diferença em Filosofia-Educação (UFRGS). Heterotopologista. Interessa-se pelas relações entre Arte, Literatura e Filosofia, tomadas como intercessores do pensamento em Educação. Com Barthes, Deleuze e Foucault, pesquisa estratégias de criação em meio às formações curriculares contemporâneas

Published

12-12-2017

How to Cite

PRETTO, A. O.; MUNHOZ, A. V.; COSTA, C. B. da. A CHILDHOOD DRIVEN BY NOMADIC FORCES. Educere et Educare, [S. l.], v. 12, n. 25, 2017. DOI: 10.17648/educare.v12i25.15758. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/15758. Acesso em: 17 jul. 2024.