OS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA: DOS MOTIVOS PARA A SUA CONSTITUIÇÃO À PRODUÇÃO DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA

Autores

  • Marcos Aurelio Schwede
  • Domingos Leite Lima Filho

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v11i23.16095

Palavras-chave:

Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, Trabalho e Educação.

Resumo

Em um primeiro momento, analisa-se os motivos que levaram à constituição dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia – IF em 2008, quando da emissão da Lei 11.892. Sendo a pesquisa uma das novas atribuições destas instituições, através de investigação realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina – IFSC, realiza-se, em uma segunda etapa, a análise de qual a finalidade da pesquisa neste contexto. Como resultados, verifica-se que os IF são criados, em grande medida, a partir de um tensionamento de forças entre os interesses de reprodução do capital e o papel do estado como concretizador destes interesses. Quanto à finalidade da pesquisa no IFSC, verifica-se que a instituição vem participando de um processo dialógico, constituído historicamente, de produção da C&T com a finalidade de gerar inovações com forte vinculação aos interesses mercantis. Por outro lado, verifica-se o cerceamento do acesso aos conhecimentos científicos e tecnológicos para grande parcela dos trabalhadores.

Downloads

Publicado

01-01-2000

Como Citar

SCHWEDE, M. A.; FILHO, D. L. L. OS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA: DOS MOTIVOS PARA A SUA CONSTITUIÇÃO À PRODUÇÃO DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA. Educere et Educare, [S. l.], v. 11, n. 23, 2000. DOI: 10.17648/educare.v11i23.16095. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/16095. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: ESTADO, SOCIEDADE E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA O SÉCULO XXII