O ESTÁGIO CURRICULAR E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE ARTES VISUAIS

Autores

  • Sonia Tramujas Vasconcelos

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v2i4.1662

Palavras-chave:

formação inicial, estágio, ensino de arte, trabalho docente

Resumo

Trata-se de uma reflexão sobre o estágio na formação do professor no curso de licenciatura em Artes Visuais da Faculdade de Artes do Paraná, tendo como foco de análise o curso de graduação, o ensino de arte nas escolas e os relatos de alunas sobre a experiência dos estágios. O estranhamento entre formação e atuação é destacado pelas alunas estagiárias na qual se evidencia o pouco subsídio da formação acadêmica para a investigação e construção de práticas educativas no espaço-tempo de estágio. As licenciandas constataram que o ensino de arte permanece condicionado a uma história da arte cronológica e eurocêntrica, o que, somado a posição periférica da disciplina no currículo escolar, dificulta a sua constituição como saber necessário para a formação humana. Os resultados indicam que a arte é pouco compreendida no espaço escolar, evidenciando a necessidade de mudanças nos cursos de formação, a fim de que se enfatizem articulações entre disciplinas formativas, estágio e escolas de atuação, entre educação e novas fontes de informação e entre conhecimentos acadêmicos, realidade profissional e cotidiano escolar.

Downloads

Publicado

01-01-2000

Como Citar

VASCONCELOS, S. T. O ESTÁGIO CURRICULAR E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE ARTES VISUAIS. Educere et Educare, [S. l.], v. 2, n. 4, p. p. 159–175, 2000. DOI: 10.17648/educare.v2i4.1662. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/1662. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Núcleo Temático: Aprendizagem e Ação Docente