Estratégias de Internacionalização Universitária de Forma Multidimensional: O Caso da Unioeste

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/educare.v19i49.32192

Palavras-chave:

Internacionalização universitária; Cooperação internacional; Estratégias multidimensionais.

Resumo

A internacionalização universitária vem cada vez mais sendo utilizada por Instituições de Ensino Superior como uma importante ferramenta para uma formação acadêmica diferenciada. Este artigo tem por objetivo apresentar as principais estratégias utilizadas, de forma multidimensional, pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Para melhor compreensão, é apresentado o contexto histórico em que emergem as discussões contemporâneas acercado tema. Em seguida, é discutido o Estado da Arte sobre este conceito. Posteriormente, são sugeridas algumas dimensões para a análise das estratégias de internacionalização. Por fim, é apresentado como se efetivam estas dimensões por meio de estudo de caso realizado pelo International Office da Unioeste. Verificam-se quais estratégias tiveram mais sucesso na sua concretização e apresentam-se alguns desafios estruturais para a efetiva implementação de atividades de internacionalização.

Referências

ALEXANDER, Jeffrey. Global Civil Society. Theory, culture and society, v. 23, p. 521-524. 2006.

ARJOMAND, Said Amir. Social theory and the changing world: mass democracy, development, modernization and globalization. International sociology, v. 19, n.3, p. 321-353. 2004.

BAIARDI, Amilcar.; RIBEIRO, Maria Clotilde Meirelles. A Cooperação Internacional Norte-Sul na Ciência e na Tecnologia: Gênese e evolução. Caderno CRH. Salvador, v.24, n.63, p. 593-608, 2011.

BUSTAMANTE, Nathalia. O Ciência sem Fronteiras acabou? Saiba qual é a atual situação do programa. Disponível em: https://www.estudarfora.org.br/ciencia-sem-fronteiras-acabou-entenda/. Acesso em: 05 abr. 2023.

DE WIT, Hans. Internationalisation of higher education in the United States and Europe: A historical, comparative and conceptual analysis. Westport, Connecticut: Greenwood, 2001.

FIORIN, José Luiz. Internacionalização da produção científica: a publicação de trabalhos de ciências humanas e sociais em periódicos internacionais. Revista Brasileira de Pós-Graduação – RBPG. Brasília, v. 4, n. 8, p. 263-281, dez. 2007.

HUDZIK, John. Comprehensive Internationalization: from concept to action. Washignton: NAFSA, 2011.

KEMPTON, Louise; REGO, Maria Conceição; ALVES, Lucir Reinaldo; VALLANCE, Paul; SERRA, Maurício Aguiar; TEWDWR-JONES, Mark. Regional Studies Policy Impact Books. London: Taylor & Francis Online, 2021. v. 3

KESTIN, Tahl; LUMBRERAS, Julio; POUCH, María Cortés. Accelerating Education for the SDGs in Universities. New York: Sustainable Development Solutions Network, 2020.

KING, Luisa Fernanda Echeverría. Diplomacia científica e internacionalización de la investigación: Nuevos horizontes de trabajo colaborativo con base a dos experiencias de Colombia. Educación Global. Culiacán, v.24, p. 11-21, 2020.

KNIGHT, Jane. “Updating the Definition of Internationalization”. International Higher Education, Boston, EUA, vol. 33, 2003.

KNIGHT, Jane. Internationalisation at the Canadian Universities: the changing landscape. Ottawa: AUCC, 2005.

KOK, Andrew. The internationalization of universities through the management of their intellectual capital. In: Managing the Process of Globalisation in New and Upcoming EU Members, Anais da 6th International Conference da Faculty of Management Koper. Eslovenia, p. 381-9, 24 a 26 de nov. 2005.

MATTIELLO, Rafael; TOLEDO, Naiani Borges. Internacionalização: A Interface com a Extensão Universitária. Revista Compartilhar. v.5, p.18 - 23, 2021.

MITTELMAN, James. The globalisation challenge: surviving at the margins. Third world quarterly, v. 15, n. 3, p. 427-443, 1994.

MOROSINI, Marilia (org.) Guia para a internacionalização universitária. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2019.

PATERSON, Matthew; HUMPHREYS, David; PETTITFORD, Lloyd. Conceptualizing global environmental governance: from interstate regimes to counter-hegemonic struggles. Global environmental politics, Nova Iorque, v. 3, n. 2, p. 1-10, 2003.

PECEQUILO, Cristina Soreanu. A América do Sul como espaço geopolítico e geoeconômico: O Brasil, os Estados Unidos e a China. Associação Brasileira de Relações Internacionais. Belo Horizonte, v.8, n.2, jul.-dez. p. 100-115, 2013.

SEBASTIÁN, Jesús. Cooperación y internacionalización de las universidades. 1 ed. Buenos Aires: Biblos, 2004.

STALLIVIERI, Luciane; VIANNA, Clecerson Tabajara. Internacionalización Responsable: Más allá de una evaluación formal y técnica de la Internacionalización de la Educación Superior. Educación Global. Culiacán, v.24, p. 32-46, 2020.

WALMAN, David Horacio García; QUINTANA, Paulina Jiménez.; MORAN, Gabriela Zapata. La Paradiplomacia Universitaria: La internacionalización de la educación superior en América. Revista Política, Globalidad y Ciudadanía, Monterrey, v. 4, n. 8, p. 37-48, 2018.

ZONA DE INTEGRAÇÃO DO CENTRO OESTE DA AMÉRICA DO SUL. Zicosur Universitário, 2022. A Rede. Disponível em: https://zicosur.wordpress.com/a-rede/. Acesso em: 15 set. 2022.

Downloads

Publicado

11-06-2024

Como Citar

MATTIELLO, R.; TOLEDO, N. B.; LANGER, L. T. Estratégias de Internacionalização Universitária de Forma Multidimensional: O Caso da Unioeste. Educere et Educare, [S. l.], v. 19, n. 49, p. 86–106, 2024. DOI: 10.48075/educare.v19i49.32192. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/32192. Acesso em: 27 jun. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Educação universitária, conflitos, fronteiras e cooperação: perspectivas interdisciplinares