Superando as fronteiras disciplinares: um olhar para a interdisciplinaridade
DOI:
https://doi.org/10.48075/educare.v19i49.32864Palavras-chave:
Interdisciplinaridade; Fronteiras disciplinares; Ensino-aprendizagem.Resumo
O presente artigo aborda a interdisciplinaridade, a partir da produção de três doutorandos com experiências diversas. Inicialmente, destaca desafios na definição do objeto de estudo e propõe a escrita interdisciplinar. Para tal, o mesmo contou com pesquisa qualitativa, utilizando metodologia bibliográfica, a qual foi adotada para analisar teorias que contribuam para a abordagem interdisciplinar. O texto discute a organização educacional tradicional, ressalta suas limitações na promoção da interconexão de conhecimentos, destaca a importância da interdisciplinaridade na formação integral dos alunos, contrapondo-se à abordagem fragmentada. A interdisciplinaridade é apresentada como resposta à fragmentação do conhecimento, especialmente nas ciências humanas e educação. A abordagem é considerada essencial para enfrentar desafios complexos do século XXI e assim promover soluções inovadoras por meio da integração de diferentes disciplinas. As reflexões desse estudo contribuem para reafirmar a necessidade e relevância da discussão e das práticas interdisciplinares.
Referências
AMARAL, M. F. B. do. Avaliações externas e formação docente em avaliação educacional: limites e perspectivas. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação Estado, Sociedade e Educação, Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, 2022.
AZEVEDO, M. A. R. de; ANDRADE, M. de F. R. de. O conhecimento em sala de aula: a organização do ensino numa perspectiva interdisciplinar. Educar em revista, n. 30, p. 235-250, 2007. Disponível em:
https://www.scielo.br/j/er/a/jL57k6XpQ96RkVfwWwMj56B/abstract/?lang=pt. Acesso em: 04 jun. 2024.
BAUER, A. “Novas” relações entre currículo e avaliação? Recolocando e redirecionando o debate. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 36, n. 1, p. 1-19, out. 2020. Disponível em:
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/38090. Acesso em: 04 jun. 2024.
CASANOVA, P. G. As novas ciências e as humanidades da academia à política. São Paulo: Editora Boitempo, 2006.
SANTOS, B. de S. Um discurso sobre as ciências. São Paulo: Cortez Editora, 2018.
FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
GADOTTI, M. A organização do trabalho na escola: alguns pressupostos. São Paulo: Ática, 1993.
GADOTTI, M. Informação, conhecimento e sociedade em rede: Que potencialidades? São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2004. Disponível:
www.paulofreire.org. Acesso em: 26 dez. 2006.
GERHARD, A. C.; DA ROCHA FILHO, J. B. A fragmentação dos saberes na educação científica escolar na percepção de professores de uma escola de ensino médio. Investigações em Ensino de Ciências, v. 17, n. 1, p. 125-145, 2012. Disponível em:
https://repositorio.pucrs.br/dspace/bitstream/10923/11805/2/A_fragmentacao_dos_saberes_na_educacao_cientifica_escolar_na_percepcao_de_professores_de_uma_escola_de_ensino_medio.pdf. Acesso em: 27 nov. 2023.
JAPIASSU, H. Um desafio à educação: repensar a pedagogia científica. São Paulo: Letras e Letras, 1999.
PIAGET, J. Psicología y pedagogía. Madrid, España: Sarpe, 1983.
MANZO, A. J. Manual para la preparación de monografías: una guía para presentear informes y tesis. Buenos Aires: Humanistas, 1971.
MORIN, E. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1999.
MORIN, E. O método 1. A natureza da Natureza. 3. ed. Trad. Maria Gabriela de Bragança. Portugal: Publicações Europa-América Lda., 1997.
SANTOS, L. A. A. G. dos. Interdisciplinaridade, um bem necessário do século XXI. Revista da Educação Pública, Rio de Janeiro, v. 1, n. 15, p. 1-15, 15 fev. 2011. Quadrimestral. Disponível em:
https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/11/7/interdisciplinaridade-um-bem-necessaacuterio-do-seacuteculo-xxi. Acesso em: 23 nov. 2023.
STEHR, N.; MEJA, V. (ED.). Sociedade e conhecimento: perspectivas contemporâneas na sociologia do conhecimento e da ciência. Editores de transações, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.