Superando as fronteiras disciplinares: um olhar para a interdisciplinaridade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/educare.v19i49.32864

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade; Fronteiras disciplinares; Ensino-aprendizagem.

Resumo

O presente artigo aborda a interdisciplinaridade, a partir da produção de três doutorandos com experiências diversas. Inicialmente, destaca desafios na definição do objeto de estudo e propõe a escrita interdisciplinar. Para tal, o mesmo contou com pesquisa qualitativa, utilizando metodologia bibliográfica, a qual foi adotada para analisar teorias que contribuam para a abordagem interdisciplinar. O texto discute a organização educacional tradicional, ressalta suas limitações na promoção da interconexão de conhecimentos, destaca a importância da interdisciplinaridade na formação integral dos alunos, contrapondo-se à abordagem fragmentada. A interdisciplinaridade é apresentada como resposta à fragmentação do conhecimento, especialmente nas ciências humanas e educação. A abordagem é considerada essencial para enfrentar desafios complexos do século XXI e assim promover soluções inovadoras por meio da integração de diferentes disciplinas. As reflexões desse estudo contribuem para reafirmar a necessidade e relevância da discussão e das práticas interdisciplinares.

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Publicado

11-06-2024

Como Citar

BARBIERO, A. C. N.; GREGORY, V.; ARAUJO , E. S. de; FURTADO, O. V. Superando as fronteiras disciplinares: um olhar para a interdisciplinaridade. Educere et Educare, [S. l.], v. 19, n. 49, p. 168–185, 2024. DOI: 10.48075/educare.v19i49.32864. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/32864. Acesso em: 13 out. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Educação universitária, conflitos, fronteiras e cooperação: perspectivas interdisciplinares