A internacionalização do ensino superior e as políticas educacionais para imigrantes involuntários na UNILA como possibilidades de reparação humanitária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/educare.v19i49.32868

Palavras-chave:

Educação superior; Internacionalização; Refúgio.

Resumo

Diante da constante crise migratória mundial e das rupturas educacionais e profissionais que o deslocamento forçado impõe, reforça-se a relevância da construção de Instituições de Ensino Superior cada vez mais inclusivas e competentes culturalmente. Este artigo tem como objetivo apresentar um panorama do desenvolvimento e dos resultados dos 10 anos das políticas de ações afirmativas para imigrantes involuntários da Universidade Federal da Integração Latino Americana (UNILA). Para tal, recorreu-se à pesquisa documental e observação participante para identificar e sistematizar as políticas de acesso, permanência e integração da universidade. Os resultados indicam um conjunto amplo e permanente de políticas e programas de integração educacional local em diversas fases de institucionalização e consolidação, que se alicerçam na interculturalidade e internacionalização solidária fundante da própria instituição. Em contraponto, identificou-se uma lacuna de acordos de cooperação internacional com instituições dos países de origem dos imigrantes.

Biografia do Autor

Alisson Vinícius Silva Ferreira, Universidade Federal de Santa Catarina

Alisson Vinícius Silva Ferreira é mestre e doutorando em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e trabalha como psicólogo na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA).

Lucienne Martins Borges, Universidade Federal de Santa Catarina

Lucienne Martins Borges é doutora em Psicologia pela Université du Québec à Trois-Rivières - Canadá, docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e professora titular da École de travail social et de criminologie da Université Laval (Québec, Canadá). contato: Lucienne.Martins-Borges@tsc.ulaval.ca

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Publicado

11-06-2024

Como Citar

FERREIRA, A. V. S.; BORGES, L. M. A internacionalização do ensino superior e as políticas educacionais para imigrantes involuntários na UNILA como possibilidades de reparação humanitária. Educere et Educare, [S. l.], v. 19, n. 49, p. 127–149, 2024. DOI: 10.48075/educare.v19i49.32868. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/32868. Acesso em: 27 jun. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Educação universitária, conflitos, fronteiras e cooperação: perspectivas interdisciplinares