A internacionalização do ensino superior e as políticas educacionais para imigrantes involuntários na UNILA como possibilidades de reparação humanitária
DOI:
https://doi.org/10.48075/educare.v19i49.32868Palavras-chave:
Educação superior; Internacionalização; Refúgio.Resumo
Diante da constante crise migratória mundial e das rupturas educacionais e profissionais que o deslocamento forçado impõe, reforça-se a relevância da construção de Instituições de Ensino Superior cada vez mais inclusivas e competentes culturalmente. Este artigo tem como objetivo apresentar um panorama do desenvolvimento e dos resultados dos 10 anos das políticas de ações afirmativas para imigrantes involuntários da Universidade Federal da Integração Latino Americana (UNILA). Para tal, recorreu-se à pesquisa documental e observação participante para identificar e sistematizar as políticas de acesso, permanência e integração da universidade. Os resultados indicam um conjunto amplo e permanente de políticas e programas de integração educacional local em diversas fases de institucionalização e consolidação, que se alicerçam na interculturalidade e internacionalização solidária fundante da própria instituição. Em contraponto, identificou-se uma lacuna de acordos de cooperação internacional com instituições dos países de origem dos imigrantes.
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