A internacionalização do ensino superior e as políticas educacionais para imigrantes involuntários na UNILA como possibilidades de reparação humanitária

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DOI:

https://doi.org/10.48075/educare.v19i49.32868

Ключові слова:

Educação superior; Internacionalização; Refúgio.

Анотація

Diante da constante crise migratória mundial e das rupturas educacionais e profissionais que o deslocamento forçado impõe, reforça-se a relevância da construção de Instituições de Ensino Superior cada vez mais inclusivas e competentes culturalmente. Este artigo tem como objetivo apresentar um panorama do desenvolvimento e dos resultados dos 10 anos das políticas de ações afirmativas para imigrantes involuntários da Universidade Federal da Integração Latino Americana (UNILA). Para tal, recorreu-se à pesquisa documental e observação participante para identificar e sistematizar as políticas de acesso, permanência e integração da universidade. Os resultados indicam um conjunto amplo e permanente de políticas e programas de integração educacional local em diversas fases de institucionalização e consolidação, que se alicerçam na interculturalidade e internacionalização solidária fundante da própria instituição. Em contraponto, identificou-se uma lacuna de acordos de cooperação internacional com instituições dos países de origem dos imigrantes.

Біографії авторів

Alisson Vinícius Silva Ferreira, Universidade Federal de Santa Catarina

Alisson Vinícius Silva Ferreira é mestre e doutorando em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e trabalha como psicólogo na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA).

Lucienne Martins Borges, Universidade Federal de Santa Catarina

Lucienne Martins Borges é doutora em Psicologia pela Université du Québec à Trois-Rivières - Canadá, docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e professora titular da École de travail social et de criminologie da Université Laval (Québec, Canadá). contato: Lucienne.Martins-Borges@tsc.ulaval.ca

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Опубліковано

11-06-2024

Як цитувати

FERREIRA, A. V. S.; BORGES, L. M. A internacionalização do ensino superior e as políticas educacionais para imigrantes involuntários na UNILA como possibilidades de reparação humanitária. Educere et Educare, [S. l.], v. 19, n. 49, p. 127–149, 2024. DOI: 10.48075/educare.v19i49.32868. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/32868. Acesso em: 30 чер. 2024.

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Dossiê: Educação universitária, conflitos, fronteiras e cooperação: perspectivas interdisciplinares