Universidade e condição discente: experiências de acolhimento e apoio estudantil
WELCOMING EXPERIENCES AND STUDENT SUPPORT
DOI:
https://doi.org/10.48075/educare.v19i49.32889Palavras-chave:
Universidade; Apoio estudantil; Acolhimento.Resumo
O presente texto almeja apresentar as ações realizadas pela Assessoria de Apoio Estudantil (AApE) do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba (CE/UFPB) no ano de 2022. A AApE foi criada em 2021 com o objetivo de promover e fortalecer ações institucionais que visam o aprimoramento das experiências discentes em suas jornadas dentro da Universidade. Esta ação é pioneira e vanguardista no CE/UFPB e adota, como eixos norteadores, a comunicação, a orientação e o cuidado humano, fomentados principalmente por parcerias intra-institucionais. No período em questão, a equipe da AApE era formada por dois professores na condição de assessores e uma estagiária estudante concluinte do curso de Pedagogia. Os objetivos principais deste artigo são apresentar as ações desenvolvidas por este setor e analisá-las de maneira crítica e reflexiva. Com o retorno do ensino presencial no segundo semestre de 2022, percebemos uma maior aproximação e envolvimento das/dos discentes nas ações e atividades desenvolvidas pela AApE. Todo esforço da equipe, em parceria com a direção do centro de educação, com as coordenações de cursos de graduação e com o setor de apoio pedagógico, consistiu em fortalecer os vínculos entre os/as estudantes e a universidade, além dos sentidos atribuídos à permanência na instituição, bem como o compromisso ético-político engendrado em suas trajetórias acadêmicas. Em suma, esta experiência reflete a urgência de refletirmos sobre os desafios no ambiente universitário que atingem diretamente o bem-estar de muitas/os discentes do país, mais especificamente na região Nordeste. Ressaltamos que o trabalho desenvolvido apoiou-se na defesa do espaço universitário como lugar acolhedor, fortalecedor de vidas e de transformação social dos sujeitos.
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