HERÓI OU VILÃO? O PAPEL DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR FRENTE À INDÚSTRIA CULTURAL

Autores

  • Nicole Roessle Guaita
  • Marcelo Moraes e Silva

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v4i8.385

Palavras-chave:

Educação Física, Formação de Professores, Indústria Cultural

Resumo

Um dos aspectos mais evidentes no mundo contemporâneo é o lugar central ocupado pelos meios tecnológicos de produção e reprodução de informações, que abrem um espaço cada vez maior em nossas vidas, catalisando as emoções e posicionamentos diante o mundo e mostrando seu lado mais sombrio ao colaborar com a manutenção do status quo. Observamos a influência da Indústria Cultural nos mais diversos âmbitos, inclusive na escola. A partir disso discutimos o papel do professor diante dos meios de comunicação de massa: Herói ou vilão? A discussão parte do fato de que o professor está inserido nessa sociedade, sentindo e pensando a partir de seus pressupostos, muitas vezes comerciais, injustos e preconceituosos. O estudo parte então, na direção de uma maior valorização da formação do professor dentro da área de ciências humanas, partindo de uma reflexão sobre si mesmo e desta forma transportando-a para sua prática pedagógica.

Downloads

Publicado

16-04-2009

Como Citar

GUAITA, N. R.; E SILVA, M. M. HERÓI OU VILÃO? O PAPEL DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR FRENTE À INDÚSTRIA CULTURAL. Educere et Educare, [S. l.], v. 4, n. 8, p. p. 113–124, 2009. DOI: 10.17648/educare.v4i8.385. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/385. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Núcleo Temático: Trabalho e Educação Profissional