IDENTIDADE DE IDOSOS APRENDIZES DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v6i11.4740Palavras-chave:
Identidade Social. Idoso. Interacionismo. Aprendizagem de Língua Estrangeira. Educação PermanenteResumo
O presente artigo visa compreender como se constitui a identidade social de idosos na contemporaneidade, considerando as diferentes imagens da velhice. As pessoas idosas constituem um segmento da sociedade que vem adquirindo mais visibilidade em função da maior longevidade. Os idosos, sujeitos desse estudo, são participantes do Programa da Universidade Aberta à Terceira Idade – UNATI/UNIOESTE e aprendizes de Língua Alemã. Nesse sentido, discutem-se algumas implicações decorrentes do contato com diferentes discursos linguísticos e universos culturais. Esse trabalho apresenta uma abordagem descritiva, destacando os aspectos pertinentes ao aprendizado da Língua Estrangeira. Dentre algumas características, salientam-se a motivação, o trabalho em equipe e a busca do conhecimento linguístico e cultural responsáveis por uma aprendizagem efetiva, na perspectiva da educação permanente.Downloads
Publicado
11-04-2011
Como Citar
SCHMIDT, C. IDENTIDADE DE IDOSOS APRENDIZES DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES. Educere et Educare, [S. l.], v. 6, n. 11, 2011. DOI: 10.17648/educare.v6i11.4740. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/4740. Acesso em: 1 maio. 2025.
Edição
Seção
Fundamentos Metodológicos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.