SEXUALIDADE E ADOLESCÊNCIA: A EDUCAÇÃO SEXUAL NUMA PERSPECTIVA EMANCIPATÓRIA

Autores

  • Giseli Monteiro Gagliotto
  • Tatiane Lembeck

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v6i11.4802

Palavras-chave:

Sexualidade, Educação Sexual Emancipatória, Adolescência.

Resumo

O estudo propõe uma discussão teórica em torno do tratamento da sexualidade no ambiente institucional-escolar. A questão da sexualidade é tratada buscando ênfase na dinâmica psicossocial da adolescência no âmbito da escola apontando para os modelos sexuais hegemônicos e dominantes na sociedade atual. O objetivo central está em caracterizar a adolescência e as contradições desta na cultura institucional brasileira, apontando alternativas para a superação dos modelos sexuais presentes na educação sexual entre a família, a escola e a sociedade. Como ponto de destaque, trata da importância da formação de professores em educação sexual numa perspectiva emancipatória.

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Publicado

11-04-2011

Como Citar

GAGLIOTTO, G. M.; LEMBECK, T. SEXUALIDADE E ADOLESCÊNCIA: A EDUCAÇÃO SEXUAL NUMA PERSPECTIVA EMANCIPATÓRIA. Educere et Educare, [S. l.], v. 6, n. 11, 2011. DOI: 10.17648/educare.v6i11.4802. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/4802. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Núcleo Temático: Interfaces Culturais e Formação de Professores