O COTIDIANO DOS EXAMES FINAIS: PRÁTICAS DE UMA ESCOLA RURAL DE NOVO HAMBURGO (1961-1971)

Autores

  • José Edimar Souza
  • Luciane Sgarbi Santos Grazziotin - Universidade do Vale do Rio dos Sinos

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v8i15.8825
Agências de fomento
PROEX/CAPES

Palavras-chave:

Exames finais. Práticas pedagógicas. Cotidiano de escolas rurais.

Resumo

O objetivo desse estudo é reconstruir o cotidiano de práticas avaliativas dos exames finais identificados com políticas educacionais locais e que, de certo modo, também regularam a escolarização para determinados grupos sociais, como em Novo Hamburgo/RS. A pesquisa desenvolvida sob a perspectiva da História Cultural utiliza a metodologia da análise documental. Buscou-se recompor cenários de contexto que identificou marcas das políticas educacionais de uma época e demonstrou a fragilidade dessa prática que começou seu processo de abertura democrática na década de 1970. A diferença entre o prescrito e o praticado fica evidente nos dados organizados, nem sempre o que estabelecia as orientações e normativas se garantia no exercício docente. O que ainda se configura uma interrogação é a influência que as políticas desenvolvimentistas desempenharam a partir de 1968, aspecto que melhora consideravelmente o aproveitamento dos resultados finais da instituição em estudo.

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Publicado

20-10-2013

Como Citar

SOUZA, J. E.; GRAZZIOTIN - UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS, L. S. S. O COTIDIANO DOS EXAMES FINAIS: PRÁTICAS DE UMA ESCOLA RURAL DE NOVO HAMBURGO (1961-1971). Educere et Educare, [S. l.], v. 8, n. 15, p. 261–273, 2013. DOI: 10.17648/educare.v8i15.8825. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/8825. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Ensaios