EDUCAÇÃO DO CAMPO COMO PRESSUPOSTO BASILAR PARA O PROCESSO INDUTOR DE DESENVOLVIMENTO LOCAL

Autores

  • Carlos Alberto Gaia
  • Renato Borges Guerra
  • José Messildo Viana Nunes - Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v8i15.8828
Agências de fomento
FAPESPA

Palavras-chave:

Sociedade. Educação. Desenvolvimento

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir aspectos da educação do campo como possibilidade de desenvolvimento local, busca evidenciar de que forma a educação escolar que está sendo implementada em ambientes diferenciados dos espaços urbanos (zona rural) pode contribuir para um processo de desenvolvimento local. Considerando-se que o país passa por um momento de mudanças políticas, econômicas e sociais onde o desenvolvimento tem sido aventado por sua relevância, coloca-se neste cenário, que a ausência de políticas públicas educacionais específicas deixou a zona rural a mercê desse processo. Todavia, vislumbrando o descortinar do debate atual sobre a educação do campo como proposta educativa para estes espaços geográficos, percebe-se a perspectiva de intencionalidades e de possibilidades da promoção de desenvolvimento local. Tais reflexões procedem dos embasamentos teóricos de uma pesquisa de Mestrado e de pesquisa bibliográfica física e virtual.

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Publicado

21-10-2013

Como Citar

GAIA, C. A.; GUERRA, R. B.; NUNES - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ, J. M. V. EDUCAÇÃO DO CAMPO COMO PRESSUPOSTO BASILAR PARA O PROCESSO INDUTOR DE DESENVOLVIMENTO LOCAL. Educere et Educare, [S. l.], v. 8, n. 15, p. 147–162, 2013. DOI: 10.17648/educare.v8i15.8828. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/8828. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Núcleo Temático: Educação do campo