FORMAÇÃO DE EDUCADORES/AS DO CAMPO: REFLEXÕES ACERCA DO PROGRAMA DE APOIO A FORMAÇÃO SUPERIOR EM LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO – PROCAMPO

Autores

  • Eliane Miranda Costa - Universidade do Estado do Pará

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v8i15.9196

Resumo

Este artigo visa trazer para o debate reflexões sobre a formação de educadores/as do campo a partir do Programa de Apoio à Formação Superior em Licenciatura em Educação do Campo – PROCAMPO. Tal programa foi aprovado pelo MEC, em 2006, para incentivar nas Instituições Públicas de Ensino Superior a criação e oferta de cursos de Licenciatura em Educação do Campo que habilite docentes por área de conhecimento para atuação nos anos finais do ensino fundamental e ensino médio em escolas do campo. Este estudo resulta da pesquisa de mestrado em andamento que tem por objeto o citado programa. Trata-se de estudo de abordagem qualitativa que elegeu a pesquisa de campo e a análise documental como estratégia de coleta de dados. Para efeito deste texto nos fundamentamos nas análises preliminares dos documentos (editais, diretrizes, pareceres), a partir de interlocução com autores como: Freire (2008), Gonzaga (2009), Molina (2010) e outros, que nos possibilitaram inferir que o PROCAMPO, embora seja uma política pontual introduz uma importante inovação no que se refere à formação do/a educador/a do campo, ao propor à importância de reconhecer e valorizar os saberes, a cultura dos sujeitos que vivem e trabalham no campo.

Downloads

Publicado

01-01-2000

Como Citar

COSTA - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ, E. M. FORMAÇÃO DE EDUCADORES/AS DO CAMPO: REFLEXÕES ACERCA DO PROGRAMA DE APOIO A FORMAÇÃO SUPERIOR EM LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO – PROCAMPO. Educere et Educare, [S. l.], v. 8, n. 15, p. 107–118, 2000. DOI: 10.17648/educare.v8i15.9196. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/9196. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Núcleo Temático: Educação do campo