FORMAÇÃO DE EDUCADORES/AS DO CAMPO: REFLEXÕES ACERCA DO PROGRAMA DE APOIO A FORMAÇÃO SUPERIOR EM LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO – PROCAMPO
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v8i15.9196Abstract
Este artigo visa trazer para o debate reflexões sobre a formação de educadores/as do campo a partir do Programa de Apoio à Formação Superior em Licenciatura em Educação do Campo – PROCAMPO. Tal programa foi aprovado pelo MEC, em 2006, para incentivar nas Instituições Públicas de Ensino Superior a criação e oferta de cursos de Licenciatura em Educação do Campo que habilite docentes por área de conhecimento para atuação nos anos finais do ensino fundamental e ensino médio em escolas do campo. Este estudo resulta da pesquisa de mestrado em andamento que tem por objeto o citado programa. Trata-se de estudo de abordagem qualitativa que elegeu a pesquisa de campo e a análise documental como estratégia de coleta de dados. Para efeito deste texto nos fundamentamos nas análises preliminares dos documentos (editais, diretrizes, pareceres), a partir de interlocução com autores como: Freire (2008), Gonzaga (2009), Molina (2010) e outros, que nos possibilitaram inferir que o PROCAMPO, embora seja uma política pontual introduz uma importante inovação no que se refere à formação do/a educador/a do campo, ao propor à importância de reconhecer e valorizar os saberes, a cultura dos sujeitos que vivem e trabalham no campo.
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