ENTRE QUADRAS, BOLAS E REDES: CORPOS FEMININOS, RITUAIS E RESISTÊNCIA

Authors

  • Vanessa Guilherme Souza

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v9i17.10307

Abstract

RESUMO: Este artigo apresenta uma pesquisa que teve como objetivos observar, descrever e interpretar rituais nas aulas de educação física e, assim, buscar ampliar o conhecimento e a compreensão das diversas situações de recusa corporal apresentadas por um grupo de adolescentes do ensino médio de uma escola da rede particular de Belo Horizonte- MG. Outro objetivo foi investigar como se dá a construção identitária dessas adolescentes, nos modos como se apropriam do seu próprio corpo na sociedade contemporânea. Essa investigação teve como aporte teórico: Victor Turner, Peter McLaren, Jocimar Daolio, Marcel Mauss, Glifford Geertz e John Thompson. 

Published

03-07-2014

How to Cite

SOUZA, V. G. ENTRE QUADRAS, BOLAS E REDES: CORPOS FEMININOS, RITUAIS E RESISTÊNCIA. Educere et Educare, [S. l.], v. 9, n. 17, p. 61–70, 2014. DOI: 10.17648/educare.v9i17.10307. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/10307. Acesso em: 18 jul. 2024.

Issue

Section

DOSSIÊ ANTROPOLOGIAS, ETNOGRAFIAS E EDUCAÇÃO