A PESQUISA COMO SUBSÍDIO PARA AVALIAÇÃO: EXPECTATIVA DISCENTE SOBRE O CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIOESTE
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v9i18.10843Abstract
Durante os anos de 2003 e 2004 o Grupo de Pesquisa Aprendizagem e Ação Docente (GPAAD) desenvolveu uma pesquisa referente à percepção de ex-alunos sobre o Curso de Pedagogia da UNIOESTE – campus de Cascavel, a partir de sua reestruturação curricular realizada em 1998. Os dados coletados contribuíram para as alterações realizadas no Projeto Político Pedagógico (PPP) em 2005. Com o objetivo de colher subsídios para avaliar a reestruturação efetuada em 2005, o Grupo de Pesquisa Aprendizagem e Ação Docente (GPAAD) promoveu uma segunda pesquisa, iniciada em 2011, envolvendo 53 egressos das turmas formadas nos anos de 2008, 2009 e 2010. Este artigo tem como objetivo analisar suas expectativas iniciais, em relação ao Curso de Pedagogia, por ocasião do vestibular. Investiga-se se essa expectativa alterou-se no decorrer e ao término da graduação assim como na entrada no mercado de trabalho. Ainda, objetiva-se comparar as expectativas discentes levantadas nesta pesquisa com as expectativas dos formandos na perspectiva do PPP de 1997, verificando similaridades e diferenças. Os dados, coletados por meio de questionários, foram analisados com base no cálculo de porcentagens. De modo geral, o curso foi avaliado como bom ou ótimo por todos os participantes. A porcentagem de discentes que tiveram suas expectativas atendidas foi maior após as alterações efetivadas no PPP de 2005, em relação às expectativas atendidas dos ex-alunos que se formaram dentro do PPP de 1997. O curso continua mantendo como pontos fortes a formação teórica e política, ainda que a parte relativa às Metodologias e à Prática de Ensino precise ser readequada, de modo a contemplar os desafios presentes no cotidiano escolar.
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