PREJUDICE, DISCRIMINATION AND SCHOOL SOCIABILITY
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v10i20.12606Keywords:
Preconceito. Discriminação. Sociabilidades. Escola. Ensino fundamental.Abstract
This article analyzes the discrimination and prejudices present in the sociability relationships of a group of elementary school students from a public school located in the city of Belem. The interdependent relationship society-school and school-society are addressed, because we understand that it is a two-way street, since when students bring their socially embedded representations through the media to the school site, they impact and modify the teaching and sociability relationships, whether by reiteration of values and stereotypies or creation of groups of such representations which, not infrequently, become prejudiced conflicting relationships in schools. The analyses render as major theoretical foundations the works of Todorov (2003); Guimarães (2004a; 2004b; 2008); Bourdieu (1992; 1997a; 1997b; 2003). Working pedagogical actions "rooted" for the pedagogical confrontation of the changing social structures stained by prejudiced practices is what is expected of the XXI century Brazilian school.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.