TEACHER EDUCATION IN MATHEMATICAL MODELING IN BRAZILIAN MATHEMATICS EDUCATION: EMERGING ISSUES
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v12i24.15281Keywords:
Formação de Professores, Modelagem Matemática, Modelos de FormaçãoAbstract
Teacher Education in Mathematical Modeling is a thematic that has become relevant from 2001 in the Brazilian Mathematics Education. In other words, it became systematically themed in dissertations and theses. More than a decade later, problems pointed long ago still remain and others emerge in the context of academic production and pedagogical practices of the area. In this sense, we aim, in this essay, to resume this discussion in another perspective. Inspired by the paper from Barbosa (2001a) "Mathematical Modeling and teachers: the issue of training", we established our own notes, seeking to advance what was once discussed by the author, interrogating meanings he pointed out and adding other arguments about the theme. The main strategy, highlighted in the text, about teacher training in Mathematic Modeling, involves the constitution of collective thought in the area.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.