FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA BRASILEIRA: QUESTÕES EMERGENTES
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v12i24.15281Palavras-chave:
Formação de Professores, Modelagem Matemática, Modelos de FormaçãoResumo
A formação de professores para o trabalho em Modelagem Matemática é uma temática que se tornou relevante e se alavancou a partir de 2001 na Educação Matemática Brasileira. Em outras palavras, passou a ser tematizada de modo específico e, a partir daí, dissertações e teses foram desenvolvidas. Mais de uma década depois, antigos problemas apontados permanecem e outros emergem no contexto da produção e das práticas pedagógicas da área. Nesse sentido buscamos, neste ensaio, retomar essa discussão noutra perspectiva. Inspiramo-nos no artigo de Barbosa (2001a) “Modelagem Matemática e os professores: a questão da formação” e estabelecemos apontamentos próprios, buscando avançar em relação ao já discutido pelo autor, interrogando significados por ele explicitados e agregando outros argumentos ao tema. A principal estratégia de formação de professores em Modelagem na Educação Matemática, destacada no texto, passa pela constituição de coletivos de pensamento na área.
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