A CONSTITUIÇÃO DOS CAMPOS CONCEITUAL E PRÁTICO DA EDUCAÇÃO NÃO FORMAL NOS GTS DA ANPEd
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v13i27.17006Keywords:
Educação não formal, ANPEd, divulgação científicaAbstract
O artigo objetiva apresentar e refletir sobre a constituição e a configuração do campo conceitual da educação não formal no Brasil e sua divulgação científica na ANPEd. Metodologicamente é uma pesquisa qualitativa e realiza-se a partir de um levantamento das produções acadêmicas encontradas nos Anais da ANPEd oriundos de 4 GTs: do GT03- Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos, do GT06 - Educação Popular, do GT14 - Sociologia da Educação e do GT 18 – Educação de Pessoas Jovens e Adultas. O referencial teórico assumido baseia-se em Trilla (1986), Palhares (2009), Rogers (2004), Garcia (2015), Simson (2001), André (2001), Ludke e André (1986) entre outros. É possível perceber que os espaços dos GTs com temáticas mais diretamente afim ao campo da educação não formal não têm abarcado ou recebido o rol de produções atuais no campo da educação não formal e isto pode dever-se ao fato de a área não estar consolidada nos programas de pós-graduação, mas também que a área da educação tem dado preferência e centralidade para a educação formal, limitando o rol de conhecimento e de formação profissional do pedagogo. A pertinência da pesquisa e das análises se dão pela originalidade do mapeamento inicial e da urgência na contribuição das discussões sobre a construção e a constituição do campo da educação não formal ligadas às investigações acadêmicas brasileiras nos fóruns científicos de debate e divulgação oriundas dos programas de pós-graduação, de modo a ofertar espaço, escuta e visibilidade para essa parcela do real com os sujeitos praticantes, as problemáticas específicas, os locais de acontecimento e os referenciais teóricos que vêm se constituindo e se configurando no Brasil na contemporaneidade.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.